Programa Replantando Vidas

Município de Queimados foi escolhido para iniciar o projeto

21/09/2021 19:05

SECRETARIA MUNICIPAL DE AMBIENTE E DEFESA DOS ANIMAIS

Mudas de árvores foram plantadas nesta terça-feira (21), no entorno do rio Guandu, em comemoração ao dia da árvore. A ação faz parte do programa "Replantando Vida" e Queimados foi escolhido para dar início ao projeto.

Recompor a mata ciliar do rio Guandu é fundamental para a melhoria da qualidade e da quantidade da água do rio Guandu, rio este responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas do Rio de Janeiro. Comemorar o dia Mundial da Árvore com o lançamento do projeto em Queimados está sendo incrível“, ressaltou a Secretária de Ambiente e Defesa dos Animais do Município de Queimados, Andreia Loureiro.

O objetivo é plantar 1 milhão de mudas para o reflorestamento das margens do Rio Guandu,  principal manancial que abastece a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

"Ações como essas têm que ser perpetuadas e multiplicada", falou o Secretário de Ambiente do Estado Thiago Pampolha

O presidente da CEDAE, Leonardo Soares, falou da importância do projeto; a expectativa é que sejam plantadas árvores no período de 5 anos, numa faixa de 500 hectares.

Estiveram presentes representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Guandu, da APA Guandu, do INEA, além da participação de apenados de regime aberto e semiaberto que são integrantes do Replantando Vida, estudantes do município e crianças do Abrigo Municipal de Menores de Queimados e representantes de organizações da sociedade civil.

Ação da Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, em parceria com a CEDAE.

Por Fernanda Soares