Notícias


Queimados realiza ações em alusão ao Dia Estadual de Combate à Hanseniase

O dia tem como foco oferecer o máximo de informações sobre o tema

05/08/2021 18:49

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O Dia 05 de agosto é reservado como Dia Estadual de Combate à Hanseníase, e a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria de Saúde, realizou algumas ações como informações na Sala de Espera com informações pertinentes a este Agravo.

 

A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo o território nacional. Ela atinge principalmente pele e nervos periféricos, podendo ocasionar lesões neurais.

 

O Brasil é o segundo país com mais casos de Hanseníase no mundo, atrás apenas da Índia. 

 

Quando não tratada, ela pode ocasionar graus de incapacidade severos (nos pés e mãos). Muitos pacientes acometidos deste agravo, sentem-se estigmatizados. Por isso, a luta em combate à doença e ao estigma é grande.

 

O Dia 05 de Agosto tem como foco oferecer à população o máximo de informações possíveis a respeito da doença, para que desta forma a pessoa possa conhecer seu corpo e identificar possíveis manchas que surjam na pele.

 

A Hanseníase é uma doença que tem tratamento gratuito, e já nas primeiras doses não oferece mais o risco de contágio. O tratamento dura em torno de 6 a 12 meses (dependendo do tipo da doença) e não é preciso separar objetos pessoais, como: roupa de cama, ou até mesmo evitar contato físico. Assim, a pessoa pode e deve ter uma vida normal, mas é de suma importância que os contactantes (pessoas que vivam ao menos por cinco anos sob o mesmo teto), sejam examinados pelo técnico em enfermagem ou médico.

 

Em Queimados, os pacientes diagnosticados com Hanseníase recebem todo cuidado, carinho e atenção pela equipe de profissionais, que esclarecem todas as dúvidas que possam surgir a respeito do tratamento e para que este ocorra com sucesso. Nesta quinta-feira (05), por exemplo, a própria Secretária Municipal de Saúde, Dra. Marcelle Nayda, esteve presente na Casa Da Vigilância, apoiando este dia de combate e ouvindo as demandas de pacientes e funcionários.

 

A Casa da Vigilância em Saúde está localizada no seguinte endereço: Avenida Irmãos Guinle, 673 - Centro/Queimados.

 

O atendimento funciona de segunda à sexta, das 08h às 17h.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

A nova área tem o objetivo de proporcionar bem-estar e oferecer espaços atrativos para a população do bairro Parque Santiago

Evento foi encenado por alunos do projeto social Arte Inclusiva de formação de atores e técnicos do setor artístico realizado nas Pracinhas da Cultura da cidade

Projeto Pequenos Gestos Transformam Vidas substituiu a tradicional Cartinha do Papai Noel dos Correios

Iniciativa parte do projeto social Arte Inclusiva de formação de atores e técnicos do setor artístico realizado nas Pracinhas da Cultura

O CRAS itinerante esteve no bairro Luiz de Camões mesmo após a perda do ônibus incendiado na última segunda-feira

Horto Municipal Luiz Gonzaga comemorou 10 anos no dia 27 de maio deste ano e foi reinaugurado para visitação

Queimados é a primeira cidade da baixada a promover Show de Mapping Natalino na igreja Nossa Senhora da Conceição

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais