Notícias


Queimados realiza ações em alusão ao Dia Estadual de Combate à Hanseniase

O dia tem como foco oferecer o máximo de informações sobre o tema

05/08/2021 18:49

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O Dia 05 de agosto é reservado como Dia Estadual de Combate à Hanseníase, e a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria de Saúde, realizou algumas ações como informações na Sala de Espera com informações pertinentes a este Agravo.

 

A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo o território nacional. Ela atinge principalmente pele e nervos periféricos, podendo ocasionar lesões neurais.

 

O Brasil é o segundo país com mais casos de Hanseníase no mundo, atrás apenas da Índia. 

 

Quando não tratada, ela pode ocasionar graus de incapacidade severos (nos pés e mãos). Muitos pacientes acometidos deste agravo, sentem-se estigmatizados. Por isso, a luta em combate à doença e ao estigma é grande.

 

O Dia 05 de Agosto tem como foco oferecer à população o máximo de informações possíveis a respeito da doença, para que desta forma a pessoa possa conhecer seu corpo e identificar possíveis manchas que surjam na pele.

 

A Hanseníase é uma doença que tem tratamento gratuito, e já nas primeiras doses não oferece mais o risco de contágio. O tratamento dura em torno de 6 a 12 meses (dependendo do tipo da doença) e não é preciso separar objetos pessoais, como: roupa de cama, ou até mesmo evitar contato físico. Assim, a pessoa pode e deve ter uma vida normal, mas é de suma importância que os contactantes (pessoas que vivam ao menos por cinco anos sob o mesmo teto), sejam examinados pelo técnico em enfermagem ou médico.

 

Em Queimados, os pacientes diagnosticados com Hanseníase recebem todo cuidado, carinho e atenção pela equipe de profissionais, que esclarecem todas as dúvidas que possam surgir a respeito do tratamento e para que este ocorra com sucesso. Nesta quinta-feira (05), por exemplo, a própria Secretária Municipal de Saúde, Dra. Marcelle Nayda, esteve presente na Casa Da Vigilância, apoiando este dia de combate e ouvindo as demandas de pacientes e funcionários.

 

A Casa da Vigilância em Saúde está localizada no seguinte endereço: Avenida Irmãos Guinle, 673 - Centro/Queimados.

 

O atendimento funciona de segunda à sexta, das 08h às 17h.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais