Notícias


Prefeitura divulga plano para retomada de volta às aulas

As unidades de ensino voltarão de forma gradual, por fases, e com lotação reduzida de alunos nas salas de aula

20/07/2021 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A espera está quase acabando! Após mais de um ano com as portas fechadas, as Escolas Municipais de Queimados estão com o plano de retomada de volta às aulas em sua reta final. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, definiu a retomada das atividades pedagógicas presenciais com a adoção do sistema híbrido, para agosto deste ano.

 

A decisão foi tomada depois da reunião entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, que trataram sobre a volta às aulas. No encontro, foi discutido o plano de retomada, definindo que as escolas poderão retornar com os estudantes divididos em grupos para revezamento, em modelo cíclico, com lotação de 33% ou 50% da turma, de acordo com a classificação das bandeiras de risco, tamanho das salas de aula e cronograma organizado por fases. 

 

Antes da volta dos alunos, haverá no entanto um período de acolhimento socioemocional e capacitação quanto aos procedimentos e cuidados para os profissionais de educação na retomada das aulas, além de planejamento pedagógico. Essa ação ocorrerá entre os dias 03/08 à 06/08.

 

Para garantir o distanciamento social a retomada acontecerá no modelo híbrido, com o formato de estudo da seguinte forma

 

- 2h e 30 de aulas presenciais;

 

- 1h e 30 de aulas remotas para o 1° segmento, asseguradas nas atividades domiciliares de complementação (atividades planejadas pelo professor e que serão recomendadas durante a aula presencial para realização durante o período remoto, tanto na carga restante do dia, quanto para a semana do revezamento em grupo da turma);

 

- 2h e 30 de aulas remotas para o 2° segmento, asseguradas nas atividades domiciliares de complementação (atividades planejadas pelo professor e que serão recomendadas durante a aula presencial para realização durante o período remoto, tanto na carga restante do dia, quanto para a semana do revezamento em grupo da turma).

 

As escolas terão ainda um escalonamento semanal entre os estudantes, com uma turma frequentando a sala de aula em uma semana, enquanto a outra fica em casa, alternando na semana seguinte. 

 

A adesão ao modelo híbrido será de forma gradual, com a volta de modo escalonado entre as unidades de ensino. Assim, o retorno se dará da seguinte forma: 

 

16 de agosto: Início da fase 1 - 1º Segmento do Ensino Fundamental e EJA anos iniciais, com as seguintes unidades;

 

- E.M. Metodista de Queimados 

- E.M. Oscar Weinschenck 

- E.M. Luiz de Camões 

- E.M. Monteiro Lobato 

- E.M. Paulo Freire

- E.M. Prof. Joaquim de Freitas

- E.M. Leopoldo Machado

- E.M. Maria C. P. Xanchão

- EM Diva Teixeira

- E.M. Dr. Francisco M Brandão

 

24 de agosto: Avaliação dos cenários e correção das fragilidades (comissão de fiscalização);

 

30 de agosto: Início da fase 2 - Todas as Unidades Escolares da fase 1 + Novo grupo de unidades escolares, com: Pré-Escola, 1º Segmento do Ensino Fundamental e EJA anos iniciais;

 

- E.M. Santo Expedito

- E.M Profa. Scintilla Exel

- EM São José

- E.M. Tiradentes

- EM Primeira Batista

- E.M. José Bittencourt

- EM Cledon Cavalcante

- E.M. Prof. Alberto Pirro

- E.M. Waldick Cunegundes

 

14 de setembro: Avaliação dos cenários e correção das fragilidades (comissão de fiscalização);

 

20 de setembro: Início da fase 3 - Todas as Unidades Escolares das fases 1 e 2 + Novo grupo de unidades escolares, com: Creche, Pré-Escola, 1° e 2° segmentos do Ensino Fundamental e EJA.

 

- E.M. Sen. Nelson Carneiro

- E.M. Washington Manoel

- E.M. Elói Dias Teixeira

- E.M. José Anastácio

- E.M. Prof. Gilvanei P da Fonseca

- E.M. José Anchieta

- E.M. Pastor Arsênio

- E.M. Prof. Ubirajara Ferreira

- E.M. Carlos Pereira Neto

- C.M. Ver. Gilberto P de Oliveira

- C.M. Iracema Garcia

 

30 de setembro: Avaliação dos cenários e correção das fragilidades (comissão de fiscalização);

 

04 de outubro: Início da fase 4 - Todas as Unidades Escolares das fases 1, 2 e 3 + Novo grupo de unidades escolares, com: Creche, Pré-Escola, 1° e  2° segmentos do Ensino Fundamental e EJA.

 

- E.M. Allan Kardec

- E.M. Anna Perobelli

- C.M. Clotildes Lemos

 

Vale ressaltar que apesar da adesão ao modelo de ensino híbrido, os responsáveis poderão optar pela manutenção do ensino remoto mediante a assinatura de termo de responsabilidade. Além disso, o Kit Alimentação Escolar referente ao mês de agosto será distribuído por todas as unidades escolares municipais.

 

Vale ressaltar ainda que, a evolução das fases estará condicionada ao indicador das bandeiras. Caso tenhamos momentos de retrocesso, passando para bandeiras roxa, vermelha ou laranja, quando tivermos a liberação para a continuidade das atividades presenciais estas serão retomadas a partir da fase em que houve a paralisação. Durante o período entre as fases, a Comissão Municipal de Fiscalização do Plano de Retomada fará o acompanhamento das escolas com atividades presenciais, podendo sugerir a suspensão das atividades em algumas escolas, bem como sugerir a antecipação da retomada das aulas em escolas que apresentarem as condições necessárias.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais