Prefeitura divulga plano para retomada de volta às aulas

As unidades de ensino voltarão de forma gradual, por fases, e com lotação reduzida de alunos nas salas de aula

20/07/2021 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A espera está quase acabando! Após mais de um ano com as portas fechadas, as Escolas Municipais de Queimados estão com o plano de retomada de volta às aulas em sua reta final. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, definiu a retomada das atividades pedagógicas presenciais com a adoção do sistema híbrido, para agosto deste ano.

A decisão foi tomada depois da reunião entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, que trataram sobre a volta às aulas. No encontro, foi discutido o plano de retomada, definindo que as escolas poderão retornar com os estudantes divididos em grupos para revezamento, em modelo cíclico, com lotação de 33% ou 50% da turma, de acordo com a classificação das bandeiras de risco, tamanho das salas de aula e cronograma organizado por fases.

Antes da volta dos alunos, haverá no entanto um período de acolhimento socioemocional e capacitação quanto aos procedimentos e cuidados para os profissionais de educação na retomada das aulas, além de planejamento pedagógico. Essa ação ocorrerá entre os dias 03/08 à 06/08.

Para garantir o distanciamento social a retomada acontecerá no modelo híbrido, com o formato de estudo da seguinte forma

- 2h e 30 de aulas presenciais;

- 1h e 30 de aulas remotas para o 1° segmento, asseguradas nas atividades domiciliares de complementação (atividades planejadas pelo professor e que serão recomendadas durante a aula presencial para realização durante o período remoto, tanto na carga restante do dia, quanto para a semana do revezamento em grupo da turma);

- 2h e 30 de aulas remotas para o 2° segmento, asseguradas nas atividades domiciliares de complementação (atividades planejadas pelo professor e que serão recomendadas durante a aula presencial para realização durante o período remoto, tanto na carga restante do dia, quanto para a semana do revezamento em grupo da turma).

As escolas terão ainda um escalonamento semanal entre os estudantes, com uma turma frequentando a sala de aula em uma semana, enquanto a outra fica em casa, alternando na semana seguinte.

A adesão ao modelo híbrido será de forma gradual, com a volta de modo escalonado entre as unidades de ensino. Assim, o retorno se dará da seguinte forma:

16 de agosto: Início da fase 1 - 1º Segmento do Ensino Fundamental e EJA anos iniciais, com as seguintes unidades;

- E.M. Metodista de Queimados

- E.M. Oscar Weinschenck

- E.M. Luiz de Camões

- E.M. Monteiro Lobato

- E.M. Paulo Freire

- E.M. Prof. Joaquim de Freitas

- E.M. Leopoldo Machado

- E.M. Maria C. P. Xanchão

- EM Diva Teixeira

- E.M. Dr. Francisco M Brandão

24 de agosto: Avaliação dos cenários e correção das fragilidades (comissão de fiscalização);

30 de agosto: Início da fase 2 - Todas as Unidades Escolares da fase 1 + Novo grupo de unidades escolares, com: Pré-Escola, 1º Segmento do Ensino Fundamental e EJA anos iniciais;

- E.M. Santo Expedito

- E.M Profa. Scintilla Exel

- EM São José

- E.M. Tiradentes

- EM Primeira Batista

- E.M. José Bittencourt

- EM Cledon Cavalcante

- E.M. Prof. Alberto Pirro

- E.M. Waldick Cunegundes

14 de setembro: Avaliação dos cenários e correção das fragilidades (comissão de fiscalização);

20 de setembro: Início da fase 3 - Todas as Unidades Escolares das fases 1 e 2 + Novo grupo de unidades escolares, com: Creche, Pré-Escola, 1° e 2° segmentos do Ensino Fundamental e EJA.

- E.M. Sen. Nelson Carneiro

- E.M. Washington Manoel

- E.M. Elói Dias Teixeira

- E.M. José Anastácio

- E.M. Prof. Gilvanei P da Fonseca

- E.M. José Anchieta

- E.M. Pastor Arsênio

- E.M. Prof. Ubirajara Ferreira

- E.M. Carlos Pereira Neto

- C.M. Ver. Gilberto P de Oliveira

- C.M. Iracema Garcia

30 de setembro: Avaliação dos cenários e correção das fragilidades (comissão de fiscalização);

04 de outubro: Início da fase 4 - Todas as Unidades Escolares das fases 1, 2 e 3 + Novo grupo de unidades escolares, com: Creche, Pré-Escola, 1° e  2° segmentos do Ensino Fundamental e EJA.

- E.M. Allan Kardec

- E.M. Anna Perobelli

- C.M. Clotildes Lemos

Vale ressaltar que apesar da adesão ao modelo de ensino híbrido, os responsáveis poderão optar pela manutenção do ensino remoto mediante a assinatura de termo de responsabilidade. Além disso, o Kit Alimentação Escolar referente ao mês de agosto será distribuído por todas as unidades escolares municipais.

Vale ressaltar ainda que, a evolução das fases estará condicionada ao indicador das bandeiras. Caso tenhamos momentos de retrocesso, passando para bandeiras roxa, vermelha ou laranja, quando tivermos a liberação para a continuidade das atividades presenciais estas serão retomadas a partir da fase em que houve a paralisação. Durante o período entre as fases, a Comissão Municipal de Fiscalização do Plano de Retomada fará o acompanhamento das escolas com atividades presenciais, podendo sugerir a suspensão das atividades em algumas escolas, bem como sugerir a antecipação da retomada das aulas em escolas que apresentarem as condições necessárias.