Notícias


Na melhor idade: idosos de Queimados mostram disposição em polos de atividades físicas

Quatro unidades estão em funcionamento e atendem quase 150 pessoas diariamente

12/09/2019 12:29

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

Fotos: Igor Lima-PMQ/SEMCOM

Quem imagina um idoso, em pleno século XXI, sentado fazendo crochê ou jogando dominó para passar o tempo? Se você é um destes, vai se surpreender com a disposição dos alunos que participam dos três polos de atividades físicas ao ar livre para a terceira idade de Queimados, Baixada Fluminense. A Prefeitura tem oferecido gratuitamente para pessoas com mais de 55 anos aulas de ginástica e hidroginástica, que contam com a presença de um profissional de Educação Física, em diversos bairros do município.

A atividade física regular melhora significativamente a qualidade de vida dos idosos. E para garantir isso, a cidade tem investido firmemente em espaços como esses que visam melhorar o condicionamento físico. Ao todo, mais de 140 idosos estão matriculados em equipamentos localizados nos bairros: Inconfidência, Praça da Bíblia e Jardim da Fonte. Em breve, a Secretaria Municipal da Terceira Idade irá reativar os polos da Praça dos Eucaliptos, dos bairros Dona Branca e no Fanchem.

Além desses espaços, o município conta com o Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade, que oferece uma série de atividades físicas gratuitas, como Hidroginástica com piscina aquecida, Pilates, Musculação, FitDance, Fitball, Artesanato, Dança de Salão e Step, além de palestras sobre saúde dos idosos, cursos, exibições de filmes e passeios em grupo. O equipamento atende cerca de dois mil alunos mensalmente.

Seja dentro da academia, ao ar livre ou junto à família, o importante é manter o corpo ativo para garantir uma vida melhor. E para alcançar esse objetivo, é importante lembrar que antes de iniciar a prática de qualquer atividade, a pessoa deve passar por uma avaliação médica para orientar o programa de exercícios a ser seguido.

Segundo a Secretária da Pasta, Maricéia Peluzio, a previsão é que o projeto alcance outras áreas da cidade. “Fico muito feliz de chegar aos polos e ver a nossa terceira idade se exercitando. E, por isso, estamos em busca de parcerias para levar a prática de atividades físicas para todos os bairros. Nossa intenção é garantir que os idosos tenham uma vida ativa e cheia de energia”, contou a gestora.

Saúde em dia

Dona Maria Francisca (72) acorda bem cedo, toma café, se arruma e corre para participar da aula de ginástica oferecida no polo da Praça da Bíblia. Exemplo de muita disposição e carisma, a idosa, que é assídua nas aulas, relata que desde que se juntou ao projeto tem percebido melhoras em seu corpo: “Comecei a fazer atividades há seis anos nesse espaço. Venho aqui todos os dias e não deixo de participar das aulas do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade. Minha pressão era muito alta, mas, assim que comecei a praticar os exercícios físicos diariamente, esse problema diminuiu muito. A idade vem chegando e é preciso se cuidar, por isso estou aqui”, alertou a aluna.

Não muito distante dali, outra idosa que também mantém uma vida ativa é a aluna de hidroginástica Marli de Souza (61). A moradora do bairro inconfidência conta o segredo de uma saúde saudável: “As aulas são boas e gosto de praticar essa modalidade. Com isso minha disposição melhorou e as dores que sentia nas pernas foram embora”, disse empolgada.

As aulas de ginástica no polo da Praça da Bíblia acontecem às segundas e quartas-feiras, das 8h às 9h. Já no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Inconfidência, as atividades de hidroginástica acontecem às segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h. No bairro Jardim da Fonte, as aulas são as quartas e sextas-feiras, de 9h as 10h.

Para fazer parte desse time e abandonar de vez o sedentarismo, os idosos devem ir até à Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, comprovante de residência, tipo sanguíneo, duas fotos 3x4 e atestado médico. O órgão também atende pelo telefone (21) 2665-6526.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Campanha foi antecipada na cidade. Meta é vacinar 43 mil pessoas do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde

Aulas, atendimentos nos postos de saúde e nas secretarias estão suspensos

Ao todo, 17 ruas da região serão pavimentadas, após implantação de galerias pluviais e trabalho de drenagem. Serviço também inclui colocação meio-fio e sinalização

Encontros aconteceram nesta segunda-feira (18) após assassinato da moradora da cidade

Escola Municipal Profª Scintilla Exel, que atende aproximadamente 1,5 mil alunos, passará por melhorias em todos os espaços

Alunos da Escola Municipal Allan Kardec e do Ambiente Jovem realizaram os primeiros plantios. A iniciativa teve início nas ruas do Centro

Secretaria de Estado da Mulher desenvolverá programas e cursos de capacitação para as mulheres do município

Unidade passará por uma grande transformação que beneficiará mais de 500 alunos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais