Notícia



Luta contra o Coronavírus: Queimados dá início à testagem rápida da população 

Cinco unidades de saúde municipais oferecem o procedimento. Para eficácia do exame, é necessário apresentar sintomas há pelo menos uma semana

14/09/2020 12:27

SEMUS

Visualização da imagem
A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua agindo com medidas firmes na luta contra a pandemia causada pelo Coronavírus: o Centro Municipal de Triagem e mais quatro unidades de saúde (Cemeq,  ESF do Santiago, Valdariosa e Belmonte) estão realizando a testagem rápida para Covid-19, de segunda a sexta, das 8h às 17h. 
 
Para fazer um dos 10 mil exames adquiridos pela gestão municipal, é necessário apresentar os sintomas do coronavírus há mais de uma semana para que o resultado seja confiável. 
 
"Adquirimos essa remessa de testes confiando na importância do diagnóstico para conter o avanço da doença. Os números precisam ser mais variados para conseguirmos tratar quem precisa", declara o prefeito Carlos Vilela.
 
Aqueles que tiverem resultados positivos diagnosticados no Centro Municipal de Triagem (CMT) passarão por atendimento  médico de plantão e, se necessário, por exames complementares para uma conclusão precisa de seu quadro clínico.  Se o estado de saúde do paciente for estável, ele assinará um termo de isolamento domiciliar, como determina portaria do Ministério da Saúde, e será incluído na rede de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. 
 
Todavia, se os sintomas estiverem em grau avançado (como, por exemplo, dificuldade para respirar), o paciente será encaminhado para um dos leitos preparados para o tratamento da Covid-19 no Centro Municipal de Triagem. Na unidade estão disponíveis  respiradores, oxigênio, desfibriladores, equipes multiprofissionais com 3 médicos por plantão, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, entre outros aparatos.
 
No local, a Prefeitura de Queimados, em parceria com o Governo do Estado, disponibiliza 20 leitos para tratar a doença e faz intervenções de ampliação para receber mais 40.
 
"Nosso desejo é não precisar utilizar estes leitos, mas precisamos estar preparados. Pedimos novamente à população que só saia de casa em casos de extrema necessidade. Essa ainda é a melhor prevenção conhecida para evitar este mal", afirma o secretário da Pasta, Osiris Melo.
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram   Youtube   Twitter

Siga-nos nas redes sociais