Notícias


Educação de Queimados promove “Chá de Mulheres” para debater a violência doméstica

Durante dois dias, psicólogas do CEAM conscientizaram mães de alunos sobre importância de denunciar agressões

25/04/2019 19:12

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Dois dias inteiros para conscientizar mães de estudantes da rede municipal de ensino de Queimados acerca dos crescentes números de violência doméstica. Essa foi a proposta do “Chá das Mulheres: Minha família. Eu amo, Eu cuido!”, encontro promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, nesta quarta (24) e quinta-feira (25), na Escola Municipal Professora Maria Corágio Pereira Xanchão, no bairro Jardim da Fonte. 

O bate-papo contou com a presença de cerca de 70 mulheres, além das psicólogas do CEAM de Queimados (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), Dalexiany Moraes e Pamela Arruda, que falaram abertamente sobre as variadas formas de violência cometidas pelos agressores. 

“A agressão pode ocorrer tanto como uma ofensa verbal, moral ou sexual. Muitas mulheres têm a sua identidade destruída por palavras ofensivas que elas internalizam e isso acaba por construir uma dependência emocional muito forte com o agressor. Nem sempre é uma questão de dependência financeira, pois casos como esses acontecem em todas as classes sociais. É preciso romper com o ciclo da violência e empoderar essas mulheres para que elas se sintam seguras e confiantes ao denunciar seus agressores”, afirmou Dalexiany. 

Idealizadora da iniciativa, a diretora da unidade Ellen Alves, afirma que a decisão de convidar as mães dos alunos para o encontro foi pensada também para o bem dos estudantes. “As crianças estão repetindo na escola o comportamento violento que presenciam em casa quando suas mães são vítimas frequentes. Os alunos também tendem a desenvolver doenças emocionais como ansiedade, depressão e esquizofrenia ao conviverem em um ambiente hostil. A escola não pode nem deve fechar os olhos para essa questão tão importante. Se conseguirmos mudar a realidade de pelo menos uma mulher agredida, nossa missão já valeu a pena”, garantiu a educadora.

A Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Queimados, Eliana Leôncio, deu exemplos práticos de como começam as agressões. “O marido não quer deixar a esposa usar determinada roupa, a proíbe de sair de casa, de trabalhar fora do lar ou estudar e, até mesmo, visitar os parentes e isso configura relacionamento abusivoCom a autoestima destruída, muitas mulheres não denunciam seus agressores por medo ou vergonha e se sentem culpadas justificando as agressões por uso de bebidas alcoólicas, drogas, desemprego, ciúmes e etc.”, afirmou a Coordenadora.

A manicure Manuela Santana, que ouvia atentamente as explicações, opinou contando casos de mulheres conhecidas que foram vítimas de agressão e até mesmo de feminicídio. “Nós somos livres e não é o marido, namorado ou companheiro que pode nos reprimir enquanto mulheres. É dever do homem respeitar o direito de escolha da mulher e a lei Maria da Penha existe para evitar esses abusos. Esse tipo de ação pode salvar vidas e a organização do encontro está de parabéns”, detalhou a moradora do bairro Vila Scintila.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Evento contará com oficinas para iniciantes e atividades recreativas gratuitas para crianças e adolescentes de cinco a 17 anos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais