Notícias


Idosos de Queimados ganham curso de plantio de hortaliças

Iniciativa que pretende levar mais saúde aos alunos do CELTI é resultado de parceria entre Prefeitura e EMATER-RIO

25/04/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

O simples contato com a natureza pode trazer vários benefícios à saúde, principalmente quando se trata de plantar o seu próprio alimento. Para incentivar esta prática, uma parceria entre a Prefeitura de Queimados e a EMATER-RIO vai oferecer aos idosos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade um curso gratuito sobre o plantio de hortaliças. A aula inaugural do projeto aconteceu nesta quinta-feira (25) no auditório do espaço e contou com a presença de cerca de 20 alunos.

O curso começará no dia 6 de maio e terá duração de um mês. Durante as aulas os idosos aprenderão sobre o cultivo, manejo, controle de pragas e doenças, horta suspensa, compostagem doméstica, onde plantar, entre outras técnicas.

A atividade tem como principal objetivo promover a segurança alimentar dos idosos e incentivá-los a trocar a plantação de flores por algo que possa ser consumido no cotidiano e que irá proporcionar qualidade de vida.

Para a Secretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Peluzio, a prática também funciona como uma opção de lazer para os idosos. “Esse momento de dedicação à horta é muito importante para eles, pois os fazem se sentir competentes e capazes de fazer muitas coisas, ainda mais quando eles veem a família consumindo o produto que eles mesmos plantaram, cuidaram e colheram. Isto é muito gratificante”, afirmou a gestora.

Aprendizado levado à mesa

Acostumada a comer dos frutos do seu quintal desde pequena, a aposentada Vera Lúcia (66), aprendeu com os pais a plantar seus próprios alimentos. “Eu e toda minha família consumimos do que planto na minha casa. Lá tem pé de tangerina, manjericão, coentro, inhame, batata doce e muitas outras coisas. Como são produtos sem agrotóxicos, eles fazem muito bem para a nossa saúde. Irei aproveitar o curso para aprender um pouco mais sobre a preparação do solo”, afirmou a moradora do Inconfidência.

De acordo com o Técnico em Agropecuária, Sidney Silva, há cinco passos extremamente importantes para que a plantação de certo.“É essencial que as plantas estejam com iluminação solar, sejam regadas corretamente, tenha um solo bem preparado, adubado e a colheita seja realizada no tempo certo”, explicou o professor.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Evento contará com oficinas para iniciantes e atividades recreativas gratuitas para crianças e adolescentes de cinco a 17 anos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais