Idosos de Queimados ganham curso de plantio de hortaliças

Iniciativa que pretende levar mais saúde aos alunos do CELTI é resultado de parceria entre Prefeitura e EMATER-RIO

25/04/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

O simples contato com a natureza pode trazer vários benefícios à saúde, principalmente quando se trata de plantar o seu próprio alimento. Para incentivar esta prática, uma parceria entre a Prefeitura de Queimados e a EMATER-RIO vai oferecer aos idosos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade um curso gratuito sobre o plantio de hortaliças. A aula inaugural do projeto aconteceu nesta quinta-feira (25) no auditório do espaço e contou com a presença de cerca de 20 alunos.

O curso começará no dia 6 de maio e terá duração de um mês. Durante as aulas os idosos aprenderão sobre o cultivo, manejo, controle de pragas e doenças, horta suspensa, compostagem doméstica, onde plantar, entre outras técnicas.

A atividade tem como principal objetivo promover a segurança alimentar dos idosos e incentivá-los a trocar a plantação de flores por algo que possa ser consumido no cotidiano e que irá proporcionar qualidade de vida.

Para a Secretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Peluzio, a prática também funciona como uma opção de lazer para os idosos. “Esse momento de dedicação à horta é muito importante para eles, pois os fazem se sentir competentes e capazes de fazer muitas coisas, ainda mais quando eles veem a família consumindo o produto que eles mesmos plantaram, cuidaram e colheram. Isto é muito gratificante”, afirmou a gestora.

Aprendizado levado à mesa

Acostumada a comer dos frutos do seu quintal desde pequena, a aposentada Vera Lúcia (66), aprendeu com os pais a plantar seus próprios alimentos. “Eu e toda minha família consumimos do que planto na minha casa. Lá tem pé de tangerina, manjericão, coentro, inhame, batata doce e muitas outras coisas. Como são produtos sem agrotóxicos, eles fazem muito bem para a nossa saúde. Irei aproveitar o curso para aprender um pouco mais sobre a preparação do solo”, afirmou a moradora do Inconfidência.

De acordo com o Técnico em Agropecuária, Sidney Silva, há cinco passos extremamente importantes para que a plantação de certo.“É essencial que as plantas estejam com iluminação solar, sejam regadas corretamente, tenha um solo bem preparado, adubado e a colheita seja realizada no tempo certo”, explicou o professor.