Para debater resposta a desastres, Queimados recebe 3° Encontro de Agências de Defesa Civil da Baixada Fluminense

Evento realizado no CELTI contou com a presença de cerca de 40 agentes de sete municípios da região e autoridades municipais

24/04/2019 00:00

GABINETE DO PREFEITO

Prefeito Carlos Vilela recebe certificado do evento

Leandro Machado - Com o objetivo de capacitar os servidores para prevenção e resposta a desastres, o município de Queimados recebeu, na manhã desta quarta-feira (24), o 3° Encontro de Agências de Defesa Civil da Baixada Fluminense. O evento, realizado no auditório do CELTI (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade), contou com a presença de cerca de 40 agentes de sete municípios da região e de órgãos relacionados ao tema.

Além do Secretário Municipal de Defesa Civil, Davi Brasil, participaram do encontro o Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, o vice-prefeito Machado Laz, os Secretários Municipais de Educação, Lenine Lemos; de Administração, André Bahia, de Terceira Idade, Maricéia Pelúzio, e de Urbanismo, André Bianche. Além dos servidores da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Queimados, também estiveram presentes agentes de Guapimirim, São João de Meriti, Magé, Paracambi, Mesquita e Belford Roxo, além da REDEC (Defesa Civil do Estado Rio de Janeiro).

Sob o tema “Práticas de Defesa Civil, monitoramento e capacitação continuada por setores”, funcionários do CEMADEM (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) falaram sobre os programas de prevenção e respostas aos desastres que estão disponíveis às secretarias municipais.

O Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, falou sobre a importância do tema: “Sabemos do trabalho árduo de todos os nossos agentes de Defesa Civil que estão todos os dias nas ruas em prol da população. É um prazer receber pessoas de toda Baixada Fluminense em nossa cidade para debater e aprender sobre um tema tão essencial”, disse o gestor.

Já o Secretário da Pasta, Davi Brasil, destacou a importância da prevenção nos momentos de crise: “Nós tivemos pontos positivos na troca de informações. Hoje estamos envolvidos na prevenção para que não cheguemos à necessidade de respostas. Outro fator importante foi a presença do Prefeito que serviu para mostrar a todos o quanto o município dá a real importância para a Defesa Civil”, destacou.