Clássicos personagens de Monteiro Lobato fazem a alegria da garotada no Dia Nacional do Livro Infantil, em Queimados

Evento realizado no CEU Planeta Futuro reuniu cerca de 50 crianças e levou muita diversão para as crianças na véspera de feriado

18/04/2019 21:39

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

Cineminha em homenagem ao escritor Monteiro Lobato. Assim foi a tarde desta quinta-feira (18) para a garotada que compareceu ao Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, em Queimados. Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, também conhecido como Dia de Monteiro Lobato, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, exibiu uma sequência de filmes com os famosos personagens do escritor, no Teatro Delcy de Souza Pereira Filho.

As exibições dos curtas de “O Sítio do Pica Pau Amarelo” trouxeram os principais personagens criados pelo escritor infantil, como: a boneca de pano falante Emilia, o guloso Rabicó, a dona Benta e a tia Nastácia que ficaram conhecidos por todas as gerações.

Concentrado na telinha, Armando José (8), foi um dos sorteados do dia e deixou claro que quer ser cineasta quando crescer “Eu gosto muito de desenhos e principalmente da Emilia. Ela é muito teimosa e engraçada. Quero criar um filme e ser igual ao Monteiro Lobato: cheio de imaginações”, afirmou o morador do bairro São Roque.

Para o Secretário da Pasta, Marcelo Lessa, o principal objetivo é incentivar à leitura e a imaginação das crianças. “A leitura é uma das coisas mais importantes na vida do ser humano, é desde cedo que devemos iniciar o hábito de leitura nas nossas crianças para que se torne um prazer entrar no mundo da imaginação”, disse o gestor.

Instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, o Dia de Monteiro Lobato, também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, é celebrado no dia 18 de abril. A data não foi escolhida por acaso, pois trata de uma homenagem ao dia do nascimento de uma das maiores vozes da literatura infantil do Brasil, o escritor Monteiro Lobato.