Idosos de Queimados participam de aulão de Fit Dance e palestra sobre qualidade de vida da terceira idade

Evento aconteceu nesta quinta-feira no CELTI com direito a prática de esporte oriental e muita dança

18/04/2019 21:13

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

A manhã desta quinta-feira (18) foi animada para os idosos de Queimados. Cerca de 30 idosos participaram de uma agitada aula de Fit dance, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Terceira Idade. A atividade movimentou os alunos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) com direito a comidas e bebidas em comemoração à Páscoa.

A Secretária da pasta, Maricéia Peluzio, afirma que o espaço foi pensado para os receber com muito carinho: “Muitos deles (idosos) chegam aqui tristes e cansados com problemas pessoais em família e, diversas vezes, com a responsabilidade de arcar com as despesas da casa. Aqui eles têm um ponto de apoio e se sentem livres das pressões do dia-a-dia, podem conversar, dançar e praticar inúmeras atividades físicas”, afirma a gestora.

Com uma animação invejável, o professor Marcio Silva, fez as pessoas sorrirem e dançarem com muitas coreografias ritmadas. Ele, que realiza as atividades mensalmente no local, afirma que o Fit dance proporciona momentos de descontração e felicidade. “Os alunos chegam aqui sempre muito animados para fazer as coreografias das danças e a resposta é muito positiva, realmente é uma forma de amenizarmos problemas do cotidiano”, disse o instrutor.

Empolgado com as aulas de dança, o senhor Vitorino Santos, de 70 anos, conta que frequenta o CELTI há seis meses e já percebe muitas melhorias. "Eu saio daqui mais animado e com mais disposição, isso transforma o meu dia”, afirma o morador do bairro Vila Nascente.

Terceira idade com qualidade de vida

Para finalizar as comemorações, o professor Amorim, integrante do Grupo Social Integral Professor Amorim e ativista queimadense em prol do idoso desde 1987, realizou uma palestra e falou sobre a qualidade de vida da pessoa idosa. Ele ressaltou também a importância de prática de artes marciais, como o ‘Tai Chi Chuan', por exemplo, um estilo reconhecido como forma de meditação.

O palestrante pontuou as principais doenças que acometem a terceira idade. “Nessa idade é importante ter o hábito de se exercitar e fazer atividades físicas que auxiliem na prevenção de doenças como a ansiedade, depressão e síndrome de Burnout que é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, oriundo de esgotamento físico e mental intenso e as doenças cardiológicas como a pressão arterial alta”, concluiu Amorim.