Educação de Queimados promove programação especial pelo Dia Nacional do Livro Infantil

Peças teatrais, apresentações de dança e contação de histórias foram algumas das atividades realizadas pelos estudantes da E. M. Allan Kardec nesta terça (16)

16/04/2019 20:19

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Pequenos Chacrinhas, Sacis-Pererês, Emílias e Cinderelas caminhavam pelo pátio fazendo a manhã mais colorida e divertida nesta terça-feira (16), na Escola Municipal Allan Kardec, em Queimados. Sob o tema “Comunicação é a Arte de Educar para Conviver”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma programação especial pelo Dia de Monteiro Lobato - também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil- celebrado em 18 de abril.

Peças teatrais, apresentações de dança e contação de histórias foram algumas das atividades realizadas pelos estudantes sob o olhar atento da articuladora de leitura Monique Cardoso. “Utilizamos as obras desse grande escritor para falar da comunicação em suas diversas formas. Eles leram, desenharam sobre os contos escolhidos, criaram as fantasias, ajudaram a montar as apresentações do jeitinho deles. Já os alunos das séries mais avançadas criaram textos relacionados ao assunto”, afirmou a educadora.

Divididos em turnos, os cerca de 500 alunos de 20 turmas da unidade - que atende desde o pré ao 5º ano - participaram do evento. Um deles foi o pequeno Guilherme Pereira (10). Escolhido para dar voz ao apresentador que marcou a história da TV brasileira por décadas, o aluno do 5º ano demonstrava desinibição durante sua performance. “A ‘tia Glorinha’ me pediu pra ser o Chacrinha porque não tenho vergonha de falar na frente da sala. Pesquisei sobre e aprendi a imitar ele, que dava até ‘troféu abacaxi’ para as pessoas (risos)”, revelou animado.

Para o Secretário da Pasta, professor Lenine Lemos, incentivar a leitura é essencial para o desenvolvimento da criatividade das crianças. “Nosso tema anual é voltado às diversas maneiras que o ser humano encontrou para se comunicar, e uma delas foi a leitura. Trabalhamos diariamente com nosso núcleo de articuladores para criar nos estudantes o hábito de ler e, assim, contribuir para a formação da imaginação e do senso crítico deles”, declarou o gestor.