Idosos de Queimados participam de palestras sobre os males do estresse

Entre as causas que afetam a terceira idade estão preocupação com filhos e netos e a perda do cônjuge

11/04/2019 19:24

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

Nunca é tarde para dominar a arte de ouvir e respirar fundo em certas situações, a fim de evitar o estresse. Na manhã desta quinta-feira (11), cerca de 30 idosos participaram de uma palestra educativa sobre a importância de manter a paciência para ter uma vida saudável, no auditório do Centro de Esportes e Lazer da Terceira Idade, em Queimados. Com músicas relaxantes e pensamentos positivos, a galera da Melhor Idade pôde aprender algumas maneiras de evitar que o nervosismo e a exaustão falem mais alto.

Há diversas causas que podem levar o idoso ao estresse, seja a limitação em alguma atividade, adaptação à aposentadoria, a perda do cônjuge, insônia ou preocupações com os filhos e netos. O que muitos não sabem é que essa impaciência pode elevar os riscos de doenças cardíacas, agravar o quadro de diabetes, pressão alta ou tornar a pessoa ansiosa e com a saúde mental prejudicada.

De acordo com a palestrante Luci Barros, há diversas maneiras de evitar o estresse. “Precisamos praticar todos os dias a arte de respirar fundo e não perder a paciência. Quando passarmos por alguma situação difícil, precisamos focar em procurar uma solução e não nos desesperarmos. Além disso, é importante nos colocarmos em primeiro lugar na nossa vida, nos amar mais e parar de nos preocupar com as outras pessoas”, afirmou a psicóloga.

A prática de atividade física e momentos de distração também são exercícios fundamentais para trabalhar a saúde física e mental dos idosos. Para a Secretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Peluzio, o CELTI tem sido um grande instrumento para promover mais qualidade de vida para os idosos. “Aqui é impossível eles ficarem tristes, aborrecidos ou estressados. Além das aulas de musculação, hidroginástica, dança, entre outras, temos um grupo muito animado que se preocupa em ver o bem-estar do próximo. Eles são extremamente unidos em prol da felicidade do outro”, concluiu a gestora.

A prova disso é o professor de lutas marciais, Carlos Bento (70). Após ir ao ortopedista por causa de uma tendinite e dores no corpo, descobriu que precisava mesmo era de uns momentos para relaxar. “O médico disse que eu precisava me acalmar e parar de ficar irritado com coisas pequenas. Após procurar uma psicóloga, fui encaminhado para praticar atividades aqui no CELTI e isso foi a melhor coisa na minha vida. A alegria das pessoas nesse lugar me contagia e hoje eu não sinto mais aquela tensão de antes e meus exames médicos não acusaram nenhum problema de saúde. Posso dizer que estou ótimo, curado e em paz comigo mesmo”, disse o morador do Fanchem, aluno do espaço há sete meses.