Notícias


Idosos de Queimados participam de palestras sobre os males do estresse

Entre as causas que afetam a terceira idade estão preocupação com filhos e netos e a perda do cônjuge

11/04/2019 19:24

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

Nunca é tarde para dominar a arte de ouvir e respirar fundo em certas situações, a fim de evitar o estresse. Na manhã desta quinta-feira (11), cerca de 30 idosos participaram de uma palestra educativa sobre a importância de manter a paciência para ter uma vida saudável, no auditório do Centro de Esportes e Lazer da Terceira Idade, em Queimados. Com músicas relaxantes e pensamentos positivos, a galera da Melhor Idade pôde aprender algumas maneiras de evitar que o nervosismo e a exaustão falem mais alto.

Há diversas causas que podem levar o idoso ao estresse, seja a limitação em alguma atividade, adaptação à aposentadoria, a perda do cônjuge, insônia ou preocupações com os filhos e netos. O que muitos não sabem é que essa impaciência pode elevar os riscos de doenças cardíacas, agravar o quadro de diabetes, pressão alta ou tornar a pessoa ansiosa e com a saúde mental prejudicada.

De acordo com a palestrante Luci Barros, há diversas maneiras de evitar o estresse. “Precisamos praticar todos os dias a arte de respirar fundo e não perder a paciência. Quando passarmos por alguma situação difícil, precisamos focar em procurar uma solução e não nos desesperarmos. Além disso, é importante nos colocarmos em primeiro lugar na nossa vida, nos amar mais e parar de nos preocupar com as outras pessoas”, afirmou a psicóloga.

A prática de atividade física e momentos de distração também são exercícios fundamentais para trabalhar a saúde física e mental dos idosos. Para a Secretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Peluzio, o CELTI tem sido um grande instrumento para promover mais qualidade de vida para os idosos. “Aqui é impossível eles ficarem tristes, aborrecidos ou estressados. Além das aulas de musculação, hidroginástica, dança, entre outras, temos um grupo muito animado que se preocupa em ver o bem-estar do próximo. Eles são extremamente unidos em prol da felicidade do outro”, concluiu a gestora.

A prova disso é o professor de lutas marciais, Carlos Bento (70). Após ir ao ortopedista por causa de uma tendinite e dores no corpo, descobriu que precisava mesmo era de uns momentos para relaxar. “O médico disse que eu precisava me acalmar e parar de ficar irritado com coisas pequenas. Após procurar uma psicóloga, fui encaminhado para praticar atividades aqui no CELTI e isso foi a melhor coisa na minha vida. A alegria das pessoas nesse lugar me contagia e hoje eu não sinto mais aquela tensão de antes e meus exames médicos não acusaram nenhum problema de saúde. Posso dizer que estou ótimo, curado e em paz comigo mesmo”, disse o morador do Fanchem, aluno do espaço há sete meses.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais