Queimados promove caminhadão contra o Aedes Aegypti, neste sábado

Ação de conscientização terá panfletagem e retirada de lixos e entulhos

11/04/2019 18:56

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Todos contra o Aedes Aegypti! Para mobilizar a população no combate efetivo à proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceira com o setor de Conservação e Serviços Públicos, promoverá uma grande caminhada de conscientização no próximo sábado (13). Com distribuição de panfletos informativos e recolhimento de entulhos, pneus e outros materiais que acumulam água parada, a ação terá início às 8h30, e a concentração será na Avenida José Virgílio, no bairro Vila Nascente.

O Dia D de mobilização faz parte do plano de ação contra o mosquito. A escolha do bairro foi de acordo com o último LIRAa (Levantamento Rápido do índice de Infestação do Aedes Aegypti), realizado em fevereiro. Segundo a pesquisa, o município de Queimados ficou com 0,98% (considerado satisfatório), porém o Vila Nascente foi local com maior infestação do vetor, com 4,44%.

A parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos resultará na retirada imediata de lixos e entulhos. Para isso, o prefeito Carlos Vilela convoca os moradores para limparem suas casas e terrenos “Nós vamos intensificar a retirada de lixos das calçadas e, para isso, é importante que, um dia antes, os moradores limpem seus quintais. Só vamos vencer este mal se estivermos cada um fazendo sua parte”, ressaltou.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, ir às ruas é uma forma de conscientizar e chamar a população para lutar contra o mosquito. “Infelizmente, ainda há muitas pessoas que deixam garrafas, pneus e entulhos em casa e não sabem o perigo que isso pode causar para ela e para os vizinhos. Essa ação será de suma importância para retirarmos esses materiais das casas e fazemos o descarte de forma consciente”, alertou a gestora.

A caminhada terminará na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. Porém, o combate ao Aedes Aegypti continuará em todo o município. A população que deseja denunciar focos do mosquito basta entrar em contato pelo Disque-Dengue (21) 2665-3939.