Mutirão da Limpeza inicia ação no bairro Nova Cidade

Projeto da Prefeitura de Queimados leva conservação e serviços públicos à população de diversos bairros

08/04/2019 17:44

SECRETARIA MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS

Limpeza das ruas, retirada de entulhos e lixos, pintura de meio-fio, desentupimento de esgoto e manutenção na iluminação pública: esses são alguns dos serviços que os moradores do bairro Nova Cidade começaram a receber no último sábado (6). Para demonstrar os cuidados do órgão público com o bem-estar da população, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, intensificou as ações do projeto “Mutirão da Limpeza”. A manutenção na localidade vai continuar ao longo da semana.

O serviço faz parte da rotina do município e visa eliminar acúmulo de lixos, oriundos de materiais descartados de forma irregular pelos moradores. A ação evita as enchentes em períodos de chuva e possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Na última semana os agentes públicos movimentaram, também, o Morro da Caixa D’água com os caminhões, retroescavadeiras e caminhão de iluminação para a manutenção do bairro. Os próximos locais a receberem o mutirão serão: Porteira, Avenida Dr. Pedro Jorge e Vila do Tinguá.

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, a manutenção das vias públicas é necessária para manter uma cidade protegida de doenças e enchentes. “Além desse mutirão de limpeza nos bairros, temos uma coleta de lixo regular no nosso município para evitar que a população faça o descarte dos materiais de formas irregular”, afirmou o gestor.

Além disso, os lugares utilizados ilegalmente para descarte irregular de detritos têm se tornado canteiros sustentáveis no município. “Após a retirada de lixo dos locais, estamos fazendo o calçamento e o plantio de diversas mudas de plantas oriundas da Mata Atlântica, como Ipê e Pau-Brasil”, afirmou o Secretário da Pasta, Rogério Brandi.

O canteiro sustentável já foi implantado nas ruas como Santa Rita e Paulo Soares, no São Roque; na esquina da Hidelfonso Borges com a Av. Avelino Xanxão, no Centro, Estrada Carlos Sampaio e na Estrada Rio D’ouro, no bairro São Francisco.  A ideia é levar a iniciativa a outros locais da cidade.