Queimados promove plano de ação contra o Aedes Aegypti

Força-Tarefa envolve todas as secretarias municipais e agentes de saúde. Dia 13 haverá uma grande caminhada de limpeza e conscientização

05/04/2019 00:00

GABINETE DO PREFEITO

O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, reuniu, nesta quinta-feira (4), todos os secretários, subsecretários e agentes de saúde, para tratar de diretrizes sobre o plano de ação contra o Aedes Aegypti, mosquito causador da Dengue, Chikungunya e Zika, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde. O governo municipal vê que os casos das doenças já atingiram números que caracterizam níveis de atenção. No sábado (13), está agendada uma grande caminhada por toda a cidade com serviços de limpeza e conscientização da população.

O plano visa aplicar ações emergenciais e preventivas executadas pelos servidores da Coordenação de Monitoramento e Controle de Vetores e chegar aos seguintes resultados: reduzir a menos de 1% a infestação predial de Aedes Aegypti e Aedes Albopictus em todo o município; diminuir o número de casos notificados em relação ao ano de 2018 e a letalidade por febre hemorrágica de dengue a menos de 1%.

A ordem é que todas as secretarias estejam juntas, realizando ações diárias que visam a diminuição significativa das doenças. Apesar de não haver um levantamento oficial de casos, a Secretaria Municipal de Saúde ligou o sinal de alerta por causa da grande quantidade de pessoas que procuram as unidades de saúde com os sintomas das enfermidades. As notificações dos primeiros três meses deste ano já ultrapassam as do ano passado inteiro. Em 2019, já foram contabilizados 56 casos de suspeita de Dengue e 128 de Chikungunya.

O Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, falou sobre a importância de ações conjuntas para combater a doença: “Sabemos que precisamos unir forças. Não só o poder público, mas, também, a população. Vamos estar unidos no combate a estes males, entretanto quero ressaltar que precisamos de todo o povo queimadense nesta luta”, destacou.

A primeira ação foi disponibilizar um agente municipal para notificar os casos suspeitos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Só no primeiro dia, 50 pessoas deram entrada no local com sintomas de doenças causadas pelo Aedes Aegypti. “Os agentes de combate a endemias fazem um grande trabalho no município, mas, agora, teremos o reforço de todas as secretarias. Sabemos que é um mal que precisa ser combatido e não mediremos esforços para isso”, disse Lívia Guedes, Secretária Municipal de Saúde.

Ações efetivas

O documento publicado no Diário Oficial do Município tem 11 ações a serem executadas em caráter emergencial. Entre eles destacam-se: Intensificação as atividades educacionais em estabelecimentos de grande circulação de pessoas; a implantação de informes permanentes, junto aos órgãos de comunicação; ampliar a realização de intervenções pontuais em imóveis rotineiramente fechados, abandonados ou cuja entrada de agentes tenham sido recusadas pelos moradores e garantir diagnóstico laboratorial frente aos casos suspeitos de arboviroses.

Em casos de dúvidas sobre o combate a vetores, os moradores podem entrar em contato pelo Disque-Dengue (21) 2665-3939.