CEU Planeta Futuro completa três anos de existência com motivos de sobra para comemorar

Órgão já capacitou cerca de 6 mil pessoas para o mercado de trabalho, foi premiado e figura entre os melhores espaços culturais do país

29/03/2019 18:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

Um espaço totalmente dedicado a promover cultura, cidadania e diversão para a população: esta é a realidade do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro, em Queimados, na Baixada Fluminense. Comemorando três anos nesta sexta-feira (29), o espaço já capacitou cerca de 6 mil pessoas para o mercado de trabalho, ganhou o Prêmio Heloneida Studart pelas atividades desenvolvidas para os moradores e figurou entre os melhores órgãos culturais do Brasil de acordo com a avaliação do Governo Federal.

Focado em políticas públicas de prevenção à violência e vulnerabilidade social, sobretudo da juventude, o CEU modificou totalmente do cenário do município e proporcionou diversos momentos de lazer e aprendizado para a garotada. “Ver a nossa cidade ser transformada por meio da arte e da cultura é gratificante. A unidade é um verdadeiro sucesso e já conquistou a população com sua gama de serviços”, afirmou o Prefeito Carlos Vilela.

Com o projeto “Cultura em Ação”, o órgão se tornou uma grande ponte para a inclusão social no município ao desenvolver quase 40 cursos livres e oficinas abertas para todas as idades. As novidades deste ano são as aulas de cake designer, design de sobrancelhas, maquiagem, clarinete, trombone, trompete, violino, violoncelo, saxofone, flauta doce e flauta transversal.

Além destas, há também aulas de ballet, jazz, dança mix, ginástica, dança de salão, inglês, teatro (adulto e infantil), desenho, artesanato, modelo, fotografia, canto, teclado, violão, guitarra, contrabaixo, bateria, DJ, barbeiro, padeiro, lancheiro, confeiteiro, informática, corte e costura, designer de unhas, produção de penteado e corte e escova.

Com salas multiusos, uma biblioteca comunitária com 2 mil livros didáticos, sala multimídia composta por 12 computadores com acesso à internet, cineteatro/auditório com capacidade para 60 lugares,  pista de skate, parquinho para crianças, quadra poliesportiva e aparelhos de ginástica, o quarto melhor órgão cultural do Brasil possui 3 mil metros quadrados totalmente ocupados por manifestações artísticas e culturais, sejam elas musicais, visuais ou teatrais.

Reconhecimento nacional

Entre os motivos para comemorar estão a quarta melhor pontuação do país em diagnóstico realizado pelo Ministério da Cultura. A terceira colocação do órgão em toda Região Sudeste se deve a uma avaliação que levou em conta o desempenho de gestão, a agenda de atividades, o espaço físico, a relação com a comunidade e a gestão orçamentária e financeira do local.

Entre os 131 CEU’s analisados e diagnosticados, apenas 20,45% obtiveram boa pontuação. “Enquanto a média nacional foi de 45,2% e a regional de 45,4%, o CEU Planeta Futuro alcançou 72,2% e está entre os mais bem avaliados. Isso nos mostra que estamos no caminho certo e que juntos iremos modificar a vida de muitos jovens da nossa cidade, seja através da arte ou de um curso de qualificação profissional”, declarou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa.

Outra prova de reconhecimento alcançada pelo órgão foi o Diploma Heloneida Studart, em junho do ano passado. A iniciativa, promovida pela ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) para premiar o estímulo às práticas culturais em todo o estado, celebrou a entrega da honraria em cerimônia no Teatro Carlos Gomes, na região central da Cidade Maravilhosa.

O título do prêmio é um tributo à jornalista, escritora e ex-deputada Heloneida Studart, falecida em dezembro de 2007, aos 75 anos. Ao todo, 39 diplomas foram entregues pela Comissão de Cultura da ALERJ na sexta edição do prêmio.