CRAS Atende: Prefeitura promove atendimento itinerante de assistência social em Queimados

Diversos serviços foram prestados para a comunidade, entre eles a emissão do Cadastro Único que garante inserção em diferentes programas sociais

27/03/2019 17:28

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ter acesso aos serviços oferecidos pelos programas sociais do governo ficou mais fácil em Queimados. Na manhã desta quarta-feira (27), a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, levou o projeto “CRAS Atende” à Escola Municipal Prof. Washington Manoel de Souza, localizada no Centro de Queimados.

O objetivo da iniciativa é oferecer aos moradores que não são usuários dos CRAS da cidade os principais serviços disponíveis nos equipamentos, como CadÚnico, passe interestadual, BPC, atendimento psicossocial, entre outros.

Segundo o Secretário da Pasta, Elton Teixeira, a ideia é estreitar os laços entre a Prefeitura e as entidades do município para ampliar a área de acesso da população aos serviços oferecidos. “O CRAS atende é uma forma de aproximar os serviços que existem em nossa rede da população. A ideia é intensificar a conexão com entidades e instituições sociais da área de abrangência de cada equipamento para ampliar os atendimentos aos usuários”, disse o gestor.

A coordenadora do CRAS Nova Cidade, Ingrid Carvalho, destacou a importância de contar com uma equipe polivalente para sanar as necessidades dos queimadenses. “Nós trouxemos uma equipe técnica composta por uma psicóloga, duas assistentes sociais e uma administradora, é importante fornecer todos esses serviços aos moradores, ir até eles em locais como escolas, postos e praças”, concluiu.

Facilidades no cotidiano e alívio para renda familiar

Denise Nascimento (61) foi uma das favorecidas pela iniciativa e conta como o serviço vai fazer a diferença em sua vida. “Eu ainda não consegui minha aposentadoria então dependo muito da minha filha, mas eu quero poder ajudar ela também, por isso ela me disse para vir aqui, ela sabia o quanto eu queria fazer um passe interestadual para viajar com o pessoal da minha igreja e o Bolsa Família para poder ajudar em casa”, conta a moradora do Fanchem.

A próxima edição do ‘CRAS atende’ levará os serviços oferecidos pela unidade Vandir Dutra à Paróquia São Francisco de Assis, localizada na rua Diácono Fanuel Raphael, 431 - Jardim Alzira. O evento acontece nesta quinta-feira (28), das 7h às 13h.

O município de Queimados conta com oito CRAS espalhados pela cidade, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Para inscrições em programas sociais, os interessados podem se dirigir a uma dessas unidades ou à Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Eugênio Castanheiras, n° 176 - Centro) portando documento de identificação, CPF e comprovante de residência. O órgão atende também pelo telefone (21) 2665-8322.