Dias de comemoração e conscientização ambiental em Queimados

Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais promoveu atividades de preservação com alunos das redes pública e privada

26/03/2019 19:53

SECRETARIA MUNICIPAL DE AMBIENTE E DEFESA DOS ANIMAIS

Uma semana para pensar na preservação do Meio Ambiente: em comemoração aos Dias Internacionais da Floresta (21 de março) e da Água (22 de março), uma manhã cheia de atividades foi promovida pela Prefeitura de Queimados no Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo nesta terça-feira (26). Cerca de 30 estudantes do Centro Educacional Cantinho de Fátima participaram de palestras sobre a vida silvestre da cidade, a importância de cuidar das árvores e dos rios e plantaram mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como o ipê amarelo, pau-ferro e pau-brasil.

Os alunos do 5º ano percorreram as trilhas do local ouvindo detalhes sobre os 7,34 hectares de terra do espaço, que fica aberto à visitação das 8h às 18h, de domingo a domingo, incluindo feriados. O aprendizado foi marcante, como afirmou Victor Will, de 10 anos. “Conheci várias espécies de animais com a explicação dos biólogos e adorei o passeio. Aprendi que não podemos cortar árvores, nem colocar fogo perto das matas para evitar incêndios”, declarou o menino.

De acordo com o Secretário da Pasta, José Carlos Nogueira, o trabalho de preservação é contínuo e promete bons resultados. “Temos que mudar a consciência coletiva acerca do assunto. Essa questão de prevenir os incêndios, por exemplo, é primordial para o ecossistema e precisamos da população do nosso lado”, afirmou o gestor.

Preservação das nascentes em pauta

Outra ação realizada pela gestão em prol da causa foi uma palestra socioambiental para alunos do Colégio Estadual São Cristóvão. Realizado na noite desta segunda-feira (25), no Teatro Marcile Margarida Ferreira da Cunha, o evento teve como objetivo conscientizar a população sobre a preservação ambiental e conservação das nascentes do município.

Durante o encontro, o biólogo Alexandre Alves falou sobre as minas existentes no município e o abastecimento de água da cidade. Já o Tecnólogo em Gestão Ambiental, Marcos Pires, apresentou sua análise físico-química e microbiológica das águas das nascentes na área urbana do município de Queimados. De acordo com um levantamento feito pelo profissional em 2018, há 596 pessoas utilizando somente água oriunda do município.

“O nosso município conta com 21 nascentes só na área urbana e preservar essa beleza da natureza é uma função nossa. Por isso, é de suma importância promover esses encontros para conscientizar os moradores sobre o uso racional da água, da preservação ambiental e do combate à poluição”, afirmou o Prefeito de Queimados, Carlos Vilela.

Os interessados em abraçar essa causa e trocar seu óleo usado por um brinde e dessa forma ajudar na conservação do planeta, podem comparecer à Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Luigi Giobbi, 498, Fanchem) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (2665-7794). No local, também é possível agendar visitas de escolas públicas e privadas gratuitamente.