Prefeitura de Queimados passa a ofertar “teste do olhinho” em todas as Unidades Municipais de Saúde

Exame é realizado na primeira consulta do recém-nascido. Procedimento teve início nesta quinta-feira (30)

30/07/2020 17:24

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Da mesma forma que se aprende a andar e a falar, é preciso tempo para que um recém-nascido desenvolva o sistema visual e passe a enxergar. Para garantir que este sentido funcione normalmente, é feito o primeiro exame de vista da vida da criança: o Teste do Olhinho. Também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, o procedimento foi lançado pela Prefeitura de Queimados nesta quinta-feira (30) e será oferecido durante a primeira consulta dos bebês em todas as Unidades Municipais de Saúde.

A primeira queimadense a passar pelo procedimento foi a pequena Pietra de Souza. Animada com o primeiro atendimento da recém-nascida, a mamãe Anna Carolyne (18) conta como soube que poderia fazer o teste na cidade em que sua filha nasceu. “Saber que minha filha, que nasceu na recém-inaugurada Maternidade Municipal aqui mesmo onde moramos, também pode ter todo o acompanhamento do seu primeiro ano de vida no município é gratificante”, compartilhou a moradora do bairro Fanchem.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Elton Teixeira, o procedimento será facilitado ainda na Maternidade Municipal Queimados. “Antes mesmo do bebê sair da maternidade será feito o encaminhamento para consulta em um dos postos de saúde mais próximos da família e é nesta primeira avaliação que será realizado o teste do olhinho”, informou o gestor.

Cuidado e prevenção

O exame é rápido, indolor e avalia o reflexo de luz que entra no olho do bebê, como explica a enfermeira responsável pelo primeiro teste do olhinho feito na cidade, Viviane Augusto. “Se for apontada alguma alteração, o paciente é encaminhado para exame oftalmológico especializado e podemos tratar no tempo certo para que a visão se desenvolva normalmente”, declarou a profissional.

Já a Coordenadora do Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança e do Adolescente, Sandra Regina, destaca a importância de realizar o procedimento para identificar possíveis problemas de visão o mais cedo possível. “Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista quando manifestam dificuldade de enxergar, porém o teste permite a identificação de uma série de distúrbios nos olhos, como catarata, glaucoma congênito, inflamações e tumores intraoculares e até mesmo o retinoblastoma, um tipo de câncer raro que afeta o olho por dentro e pode ser fatal”, concluiu a enfermeira.