Combate à Covid-19: Queimados completa 30ª Semana Epidemiológica com queda na taxa de incidência e no número de casos ativos

Isolamento social, criação do Hospital de Campanha e fornecimento de testes rápidos, swab e sorologia foram algumas das medidas adotadas pelo Governo Municipal no enfrentamento ao novo coronavírus

28/07/2020 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A pandemia do novo coronavírus tem sido um desafio para todo o planeta, mas em Queimados, o trabalho realizado pela Prefeitura, por meio do Gabinete Científico e da Secretaria Municipal de Saúde, já tem mostrado resultados positivos na luta contra a doença. No último sábado (25), o município da Baixada Fluminense completou a 30ª Semana Epidemiológica- convenção internacional criada pela Organização Mundial da Saúde no combate à Covid-19 - com queda na Taxa de Incidência da doença (0,26) e no número de casos ativos (39). Até esta terça-feira, dia 28, novos três casos foram confirmados subindo para 42 o número de pessoas infectadas

A melhora nos indicativos só foi possíveis por conta da intensificação de ações como a criação do Hospital de Campanha e a oferta de testes rápidos, de swab e sorologia nas unidades de saúde da rede municipal.

Durante os quase quatro meses de circulação do vírus na cidade, diversas medidas foram adotadas pela Prefeitura para garantir a segurança dos moradores, tais como: suspensão das aulas nas redes públicas e particulares, fechamento parcial do comércio, proibição de festas e eventos, unidades de saúde preparadas para atendimento médico em casos de suspeita da doença, aquisição de 20 mil testes rápidos para a rede de atenção básica, uso obrigatório de máscara e fiscalização intensiva em toda a região.

Garantir a saúde da população é a nossa prioridade. Por isso, não medimos esforços para combater esse vírus na nossa cidade. Sabemos que ainda não vencemos a Covid-19 e que ainda há muito por fazer, mas estamos trabalhando para proporcionar o melhor ao povo queimadense. A prova disso é que fomos o primeiro município da Baixada Fluminense a montar o Hospital de Campanha, que já atendeu mais de 3,2 mil pessoas”, contou o Prefeito Carlos Vilela.

Vidas salvas

Uma das medidas adotadas pelo Governo Municipal no enfrentamento ao novo coronavírus foi a criação do Centro Municipal de Triagem (Hospital de Campanha), no bairro Vila Pacaembu. A unidade funciona 24h exclusivamente para triagem, atendimento e internação de pessoas infectadas pela Covid-19 e já registrou mais de 100 altas.

Com mais de 3,2 mil atendimentos em apenas três meses de funcionamento, o Hospital de Campanha conta com 20 leitos para tratamento do novo coronavírus - sendo 13 de UTI com respiradores e sete de retaguarda -, equipe multiprofissional de saúde, farmácia, laboratório, aparelho móvel de exames de raio-x e uma sala de tomografia.

Testagem gratuita nas unidades de saúde

Em busca de resultados ainda mais eficazes na luta contra o novo coronavírus, o Governo Municipal disponibilizou testes rápidos, de swab e sorologia gratuitamente nas unidades de saúde. “Esses exames são de suma importância para definir as ações de prevenção e controle da doença. Por isso, investimos no diagnóstico precoce e levamos os testes a diversos bairros da cidade, evitando grandes circulações em busca do serviço”, explicou o Secretário da Pasta, Elton Teixeira.

Para realizar um dos exames é necessário passar por uma avaliação médica e apresentar documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Deve procurar o serviço de saúde quem apresentar sintomas como febre, tosse seca, coriza, perda de paladar ou olfato, entre outros.