PreviQueimados conquista segundo lugar na Baixada Fluminense em ranking que avalia transparência

Pesquisa promovida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro analisou o trabalho de 65 órgãos previdenciários

23/07/2020 00:00

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADOS

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Queimados (PreviQueimados) está entre as duas gestões mais transparentes da Baixada Fluminense. Com 6,3 pontos, o órgão aparece em segundo lugar no ranking divulgado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A segunda etapa do Projeto Edificando o Controle Interno, realizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania do MPRJ, tornou pública a avaliação de 65 órgãos do Estado na última semana.

De acordo com o Diretor Presidente do PreviQueimados, Marcelo Fernandes, a posição alcançada pelo instituto é um reflexo das ações realizadas pela gestão. “Esse ranking é a confirmação do que a gestão sempre priorizou, a transparência e o cuidado com os servidores, não apenas durante a aposentadoria, mas durante todo o o período ativo. É motivo de comemoração ser o segundo município da Baixada com a melhor pontuação”, afirmou.

Segundo o prefeito Carlos Vilela este é o resultado de muito trabalho e competência da equipe responsável pela previdência municipal. “Fico muito feliz em ver o resultado do trabalho de todos os funcionários da PreviQueimados sendo reconhecido. Com uma gestão pautada na transparência e responsabilidade, quem ganha são nossos aposentados e pensionistas”, declarou o gestor.

Compromisso com o servidor

O Instituto é responsável por gerir o pagamento de aposentadoria e pensões de 511 servidores. Empenhado em garantir o futuro de seus beneficiários, o PreviQueimados teve uma grande evolução patrimonial nos últimos sete anos: em 2013 a gestão havia arrecadado 51 milhões e, atualmente, alcança o valor de 98 milhões. O crescimento só foi possível graças à gestão do repasse realizado pela Prefeitura da contribuição dos servidores e das contribuições patronais incidentes entre a folha de pagamento dos ativos e outras fontes.

Mesmo em meio à pandemia, que tem sido um período agressivo para a economia, o Instituto priorizou o cuidado com os servidores beneficiados. Durante o isolamento social adotado para evitar a disseminação do novo coronavírus, os atendimentos da PreviQueimados foram mantidos por meios eletrônicos - via e-mail previqueimados@queimados.rj.gov.br, pelo site previqueimados.rj.gov.br - e pelo telefone, através dos números 2665-6503 e 3770-3741.

Atualmente os atendimentos presenciais estão sendo realizados com agendamento prévio para evitar aglomerações. O agendamento pode ser feito pelos números acima.