Solidariedade em meio à pandemia: Queimados recebe Hemorio em nova campanha de doação de sangue

Parceria entre Prefeitura e órgão estadual promoverá coleta no próximo dia 23 de julho, na Estação Cidadania Planeta Futuro

17/07/2020 13:32

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

Doar sangue é um ato de amor que salva vidas. E em Queimados, a Estação Cidadania Planeta Futuro, no bairro São Roque, se tornará palco desse gesto de solidariedade no próximo dia 23 de julho, a partir das 9h.  Isso porque uma parceria entre a Prefeitura e o Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) visa aumentar o estoque da instituição, que tem sido gravemente afetado por conta da pandemia de Covid-19. Esta será a sétima edição da iniciativa, que já viabilizou a coleta de quase 700 bolsas de sangue na cidade.

“Sempre tivemos uma ótima relação com o Hemorio e agora eles precisam de nosso espírito solidário mais do que nunca. Tomaremos todos os cuidados necessários para quebrar nosso recorde de 119 bolsas coletadas em uma só edição e ajudar a salvar vidas”, declarou o prefeito Carlos Vilela.

Por conta da pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus, algumas medidas de higiene e distanciamento serão observadas durante a coleta, como por exemplo, o uso obrigatório de máscaras tanto por parte de voluntários, como profissionais de saúde; oferta de máscaras descartáveis e álcool em gel no espaço onde ocorrerá a doação e agendamento para servidores municipais que estiverem trabalhando na data e desejarem doar sangue.

“Neste momento de crise na saúde mundial, pensamos em incentivar a solidariedade da nossa população por meio desse projeto que pode salvar vidas. Sabemos que os queimadenses sempre se empenham para praticar coisas boas ao próximo. Vale lembrar que uma única doação pode ajudar até quatro pessoas.”, declarou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Patrick Lessa.

Quem pode doar?

Os interessados em participar da campanha precisam ter entre 16 e 69 anos (pessoas com 16 e 17 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsáveis legais), pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, não ter consumido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas e portar documento de identidade oficial com foto. A doação só não é permitida para mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com febre, gripe ou resfriado, que fizeram tatuagem há menos de um ano ou portadores de doenças hereditárias.

A coleta, que dura até 10 minutos, é precedida de uma triagem que conta com o preenchimento de um questionário e entrevista com psicólogos e médicos para checar o estado de saúde dos doadores.

O Hemorio funciona na Rua Frei Caneca, 8, Centro, Rio de Janeiro e atende 0800 282 0708 (Disque-Sangue), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h. Para mais informações, a população pode contatar a Semuctur pelo 2665-1541.

Serviços:

Doação de Sangue
Data: 23/07/2020
Hora: 9h às 16h
Local: Estação Cidadania Planeta Futuro (Rua Macaé, 430, São Roque, Queimados)