Notícias


Transparência: Queimados lança painel de monitoramento de casos de Covid-19

Ferramenta disponibilizada no site da Prefeitura permite acessar dados atualizados da doença no município

01/07/2020 15:00

GABINETE DO PREFEITO

Informação e transparência no combate à Covid-19. Estas são as palavras-chave para a Prefeitura de Queimados que, na noite desta terça-feira (30), lançou um painel de monitoramento com dados atualizados sobre a doença. A ferramenta, idealizada por meio do Gabinete Científico da Covid-19, está disponível no site oficial da gestão.

Na primeira página da plataforma é possível ver os dados acumulados desde o dia 21 de março, quando foi registrado o primeiro caso de contaminação na cidade. No endereço eletrônico são divulgados números de casos confirmados de Coronavírus, pacientes recuperados, casos ativos, suspeitos e novos, óbitos confirmados e sob investigação.

Além disso, a novidade também publica, diariamente, o número de testes realizados e de leitos clínicos e semi-intensivos ocupados no Centro Municipal de Triagem, unidade exclusiva para o atendimento de pessoas com a doença na cidade. “Os dados diários estão disponíveis a partir do dia 21 de junho, pois foi quando implementamos a coleta das informações para a plataforma”, explica Raphael Rangel, Biomédico Virologista que integra o Gabinete Científico da prefeitura de Queimados.

 

Segunda fase de flexibilização está valendo

Nesta terça-feira (30), também houve novidades em relação à flexibilização do isolamento social vigente no município. Em decreto publicado no Diário Oficial, a Prefeitura orienta a população sobre a reabertura das feiras livres e das academias no município. As medidas foram tomadas com base na queda das taxas de de incidência de casos registradas nas últimas 6 semanas.

Com várias medidas de precaução - como uso obrigatório de máscara e de álcool em gel -, as barracas da feira estarão reabertas para comercialização de produtos e alimentos no sistema de pegar e levar. Algumas ruas transversais serão bloqueadas para que o número de pessoas não exceda a capacidade considerada segura. Um plano operacional está sendo traçado em parceria com a Secretaria de Segurança e Ordem Pública para atuação nos dias de feira.

Já nas academias, está liberado apenas o uso de equipamentos de musculação e a permanência de um aluno a cada 4 metros quadrados. Os donos dos estabelecimentos são obrigados a fazer a aferição de temperatura de alunos e colaboradores na entrada do estabelecimento. Pessoas que apresentarem febre e/ou sintomas da doença devem ser imediatamente encaminhadas às unidades de saúde do município.

“Vamos seguir monitorando os casos e como a doença se desenvolve no município. Por isso é muito importante que a população contribua nesse momento usando máscaras e mantendo o máximo possível as medidas de isolamento e distanciamento”, explica Raphael Rangel.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Evento contará com oficinas para iniciantes e atividades recreativas gratuitas para crianças e adolescentes de cinco a 17 anos

Alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados participaram do primeiro dia de atividades na piscina pública

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais