O futuro nasce aqui: Primeira maternidade pública de Queimados é entregue à população

Com capacidade para realizar 500 partos por mês e 42 leitos, unidade funcionará 24h por dia. Equipamento deve beneficiar cerca de 400 mil moradores da região

11/06/2020 19:43

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

As mamães queimadenses já podem ficar despreocupadas, pois os novos descendentes já têm lugar garantido para nascer com conforto e qualidade merecidos. Isto porque a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta quinta-feira (11), a Maternidade Municipal Queimados. A unidade, que tem capacidade para realizar 500 partos por mês, funcionará 24h por dia.

Além disso, o local conta com 42 leitos de internação, dois centros cirúrgicos com berço aquecido, berçário pós-parto, salas de medicação e de exames de ultrassonografia e cardiotocografia; consultórios ginecológico, pediátrico e de classificação de risco; laboratório de análises clínicas, farmácia, atendimento psicológico e acolhimento humanizado. O equipamento também oferecerá todos os componentes da Rede Cegonha, como pré-natal, parto e nascimento, além de cartório para registro de nascimento.

Durante a cerimônia de inauguração - que foi transmitida ao vivo por conta do isolamento social imposto pela Covid-19 -, estiveram presentes diversas autoridades como o Deputado Estadual Max Lemos, o Secretário Estadual de Saúde, Fernando Ferry, o Prefeito Carlos Vilela, o Presidente da Câmara, Prof. Nilton Moreira e o Secretário Municipal de Saúde, Osiris Melo. Os vereadores Fátima Sanches, Tuninho do Vira-virou, Adriano Moriê, Cinei Duarte, Antônio Almeida, Getúlio do Tutu, Jackson Pinto, João Pedro, Cacau Nogueira, Júlio do Inconfidência, Maurício do Vila, Milton Campos, Paulinho Tudo a Ver, Rogerinho Primo, Wilson do Três Fontes também prestigiaram o evento.

Além da Maternidade Municipal, outras três unidades de saúde voltadas ao atendimento de gestantes serão entregues à população em breve. “Graças a muito trabalho e dedicação do Prefeito Carlos Vilela e sua equipe, conseguindo entregar mais uma vez um equipamento  que é direito da população. Logo mais, os bairros Campo da Banha, Belmonte e Paraíso serão contemplados com unidades de referência para as mamães. Esses locais serão responsáveis por fazer todo o acompanhamento, desde o pré-natal até a pediatria para nossos futuros queimadenses”, contou o Deputado Estadual Max Lemos ao lado do Secretário do Estado de Saúde, Fernando Ferry.

Emocionado com a inauguração da maternidade pública, o Prefeito Carlos Vilela destacou a importância da unidade para a cidade. “É muito gratificante poder entregar esse equipamento público que vai beneficiar não só a população queimadense, mas para regiões vizinhas como Cabuçu, Austin, Engenheiro Pedreira e Japeri. Agora, nossas mamães não precisarão buscar atendimentos em outras cidades, pois terão tudo da melhor qualidade bem pertinho de casa. Quero deixar meu agradecimento ao Deputado Estadual, Max Lemos e ao Governo do Estado por ter me ajudado a realizar esse grande sonho da população”, destacou o gestor, ao lado do Secretário Municipal de Saúde, Osiris Melo.

As obras de reforma, modernização e ampliação do local foram realizadas graças à parceria entre a Prefeitura de Queimados, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Sistema Único de Saúde (SUS) e atende todas as normas de acessibilidade, como rampas de acesso e elevador nos três pavimentos.

Grávida de oito meses, a mamãe Vanessa Valladares (29) já aguarda ansiosa pelo nascimento da pequena Laís Gabrielly na Maternidade Municipal. “É muito gratificante saber que no momento tão delicado que é o parto, poderemos contar com a maternidade na nossa cidade. Será maravilhoso demais não ter mais a preocupação de percorrer aos municípios vizinhos para ter o atendimento”, comemorou a moradora do bairro Eldorado, que realiza o pré-natal na Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho, no mesmo bairro.

A nova unidade funciona 24h por dia. Para receber o atendimento médico na maternidade, é necessário comparecer ao local (Rua Deusinho Freitas, 13, Centro), portando identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.