Notícias


Novas histórias nascerão aqui: Prefeitura de Queimados inaugura maternidade pública nesta quinta (11)

Unidade conta com 42 leitos de internação e tem capacidade para 500 partos por mês. Cerimônia de inauguração será transmitida ao vivo pelas redes sociais 

10/06/2020 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Como bem composto pelo casal Cavallari no hino que marcou o surgimento da cidade na década de 90, chegou o momento de entoar 'Queimadenses, eia avante!', pois uma nova geração cheia de histórias e talentos voltará a nascer na cidade dos antigos laranjais: a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurará a Maternidade Municipal Queimados nesta quinta-feira (11), às 10h30. Por conta das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19, a cerimônia não será aberta à população, mas contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais da gestão municipal. A unidade, que prestará assistência gratuita em procedimentos de pré-parto, parto e pós-parto 24h por dia, fica localizada à Rua Deusinho Freitas, 13, Centro.  

Com capacidade para realização de 500 partos por mês, a unidade conta com 42 leitos de internação, dois centros cirúrgicos com berço aquecido, berçário pós-parto, salas de medicação e de exames de ultrassonografia e cardiotocografia; consultórios ginecológico, pediátrico e de classificação de risco; laboratório de análises clínicas, farmácia, atendimento psicológico e acolhimento humanizado. O equipamento também oferecerá todos os componentes da Rede Cegonha, como pré-natal, parto e nascimento, além de cartório para registro de nascimento.

As obras de reforma, modernização e ampliação do local foram realizadas graças à parceria entre a Prefeitura de Queimados, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Sistema Único de Saúde (SUS) e atende todas as normas de acessibilidade, como rampas de acesso e elevador nos três pavimentos.

Nossa história é de luta

A Casa de Saúde Bom Pastor era uma unidade particular conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e realizava cerca de 2 mil partos por ano. Em 2014, ela foi fechada pelos donos, que não conseguiam mais arcar com os custos do local. Após anos de luta judicial, o governo municipal conseguiu concretizar o processo de desapropriação do imóvel, para assim começar a obra da Maternidade Municipal de Queimados.

Um dos líderes do processo de emancipação da cidade, o Prefeito Carlos Vilela se alegrou com a nova conquista para a população e afirmou que agora novos queimadenses nascerão para continuar a história da região. “Devido aos altos custos e a defasagem da tabela do SUS, os antigos donos infelizmente não conseguiram manter a unidade funcionando. Mas agora, depois de muito trabalho, conseguimos realizar um sonho de nossas mamães, que poderão ter seus filhos aqui sem nenhum custo para a família e com o conforto, a comodidade e a qualidade que elas merecem”, destacou o gestor.

Ver feliz a nossa gente

As futuras mamães já comemoram a notícia da maternidade pública na cidade. Aos oito meses de gestação e esperando ansiosamente pela chegada da sua segunda filha, Letícia Zambote (23) ficou feliz ao saber a pequena Mirela nascerá pertinho de casa. “Será muito gratificante ter minha filha na cidade em que moro e que meu esposo nasceu, com conforto e bem pertinho da minha família”, afirmou a moradora do bairro Inconfidência.

Outra grávida - esta de primeira viagem -, Evellen Galeão (24), está contente em saber que sua primeira filha será queimadense. “O nascimento de um filho é um momento especial na vida de uma mulher, diante disso, estou muito feliz em saber que a maternidade de Queimados está reabrindo e que a Isadora nascerá na cidade onde moramos. Quero parabenizar a Prefeitura pelo lindo trabalho que fizeram. Nós, mamães, merecemos isso”, destacou a moradora do bairro Vila do Tinguá.

Serviço:

Inauguração Maternidade Municipal

Data: quinta-feira (11)

Horário: 10h30

Local: Rua Deusinho Freitas, 13, Centro.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Evento contará com oficinas para iniciantes e atividades recreativas gratuitas para crianças e adolescentes de cinco a 17 anos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais