Queimados promove seminário de qualificação para professores da rede municipal de ensino

Cerca de 1500 docentes participam do evento, que conta com a oferta de 28 minicursos gratuitos e termina nesta quinta (21)

20/03/2019 19:55

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Dois dias inteiros para ouvir e aprender mais sobre o poder da comunicação em sala de aula: esta é a proposta da Prefeitura de Queimados para o Encontro Formativo da rede municipal de ensino em 2019. O evento, que teve início nesta quarta-feira (20) em cerimônia realizada no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, é regido pelo tema “Comunicação é a Arte de Educar para Conviver”. Mais de 1500 docentes participam da qualificação em seis polos espalhados pela cidade até a noite desta quinta-feira (21).

Durante o cronograma organizado pela Secretaria Municipal de Educação, 28 minicursos serão ministrados gratuitamente aos profissionais municipais, sejam eles professores, orientadores educacionais e pedagógicos, dirigentes, professores de salas de recurso, cuidadores ou auxiliares de creche.

Além do Teatro Metodista, cederam espaços para o evento: a Universidade Estacio, o CEU Planeta Futuro, o CIEP 355 Roquete Pinto, a Escola Municipal Leopoldo Machado e a Secretaria Municipal da Terceira Idade.

Com extensa programação nos turnos da manhã, tarde e noite, o primeiro dia de Seminário contou com a presença de educadores renomados, como a doutora em educação e escritora Mirian Paura, que palestrou sobre ‘A importância do Pedagogo na Comunicação Escolar’.

Presentes no local, o Prefeito Carlos Vilela - acompanhado da primeira-dama Lúcia Vilela - e o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, saudaram os educadores pelo amor com que atuam junto aos alunos diariamente. “É preciso muito carinho e paciência para ensinar. Vocês estão aqui hoje para se qualificarem ainda mais no que fazem muito bem. Agradeço a cada um pelo esforço empregado em preparar nos alunos para os desafios da vida. Graças a vocês, saltamos do penúltimo lugar no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para a vice-liderança da Baixada Fluminense”, elogiou Vilela.

De acordo com o Secretário da Pasta, Professor Lenine Lemos, o momento é crítico para a educação brasileira e, valorizar o corpo docente é essencial. “Temos excelente profissionais em nossa rede e, por isso, investir tempo em capacitações periódicas é um compromisso na gestão. Quanto mais bem preparados, melhor o ensino dos nossos alunos. Essa é a meta”, declarou o educador.

Confira a programação desta quinta (21):