Prefeitura de Queimados firma parceria com Instituto Enraizados e distribui cestas básicas a artistas locais

Gestão municipal contemplou cerca de 100 profissionais cadastrados junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que promoverá festival de lives durante a pandemia

19/05/2020 13:04

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

Em meio à pandemia que tem acometido a humanidade em 2020, um dos principais setores afetados pelas medidas de isolamento social é o da arte. Com bares, casas de show, teatros,cinemas e circos fechados por tempo indeterminado, artistas de diversas áreas têm encontrado desafios para garantir o sustento de suas famílias. Por isso, a Prefeitura de Queimados firmou uma importante parceria junto ao Instituto Enraizados para viabilizara entrega de cerca de 100 cestas básicas a profissionais cadastrados junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

As entregas começaram no último sábado, trazendo alívio àqueles que sempre usaram seus talentos para levar alegria à sociedade. Um dos beneficiados pela iniciativa, Johnny Rangel (54) revela que a ajuda não poderia ter chegado em melhor hora.

“Está sendo muito difícil,porque quem vive da música está impedido de trabalhar. Todas as reservas que agente tinha, já acabaram. Não tenho vergonha de falar, mas nós da classe artística estamos dependendo de ajuda de familiares e amigos para sobreviver. Só tenho gratidão aos companheiros que lembraram de mim, me ligaram e convidaram a estar aqui para receber estes alimentos”, declarou o artista, que canta há 38 anos.

Outro profissional a receber mantimentos na oportunidade foi o ator e animador Robson Peixoto. Integrante da Companhia de Teatro Mestres dos Bonecos, ele parabenizou a iniciativa da gestão municipal pelo incentivo aos artistas queimadenses.

“Eu não tenho outra remuneração, vivo só da arte. Graças a Deus temos amigos e parentes para me socorrer nesse momento, mas sem previsão de retorno às nossas atividades normais, é difícil. A Cultura da cidade está fazendo a parte dela, não só nos dando essa ajuda, mas pensando em formas de produzirmos nossa arte em festivais virtuais”, contou o profissional.

Lives e oficinas vão animar população

Para o secretário da Pasta, Patrick Lessa, mais do que cuidar das necessidades imediatas dos artistas da cidade, foi necessário pensar em maneiras de manter a classe fazendo o que sabe melhor: entreter as pessoas com seus dons.

“Alcançamos estes profissionais por meio do nosso cadastro prévio, que contam com 96 artistas, e entramos em contato para a doação de itens de primeira necessidade. Mas, além dessa distribuição – que só foi possível graças ao pessoal do Enraizados, que muito agradecemos –, criamos uma programação de lives para garantir o entretenimento e a cultura na casa de cada queimadense. De forma segura, todos poderemos ter acesso à diversão de qualidade enquanto cumprimos o isolamento social tão necessário neste momento”, declarou o gestor.

Idealizado pela Semuctur, o Festival Virtual Pratada Casa promoverá transmissões ao vivo diretamente do CineTeatro Delcy de Souza, onde os artistas contarão com toda a estrutura para se apresentarem, sempre a partir das 19h. A iniciativa, que estreia nesta quarta-feira (20) com o DJ André Noite On, reunirá atrações para todos os gostos: na quinta (21), não vão faltar sucessos da MPB com Johnny Rangele Fabiano Campell; já na sexta, quem agita a noite é o cantor Markinhos Vargas.

Os interessados em participar do projeto, devem residir na cidade e preencher um cadastro virtual disponibilizado pelo órgão pelo link https://forms.gle/gT1KrprC3pBxZCNU7. Para assistir aos shows, a população deverá acessar o canal da Prefeitura de Queimados no YouTube.

Confira abaixo a programação desta semana:

Quarta: 20/05 às 19h - DJ André Noite On

Quinta: 21/05 às 19h - Johnny Rangel e Fabiano Campell