Prefeitura de Queimados finaliza primeira etapa das obras do Centro Municipal de Triagem

Unidade começa a funcionar na próxima sexta (24) com mais 20 leitos para tratamento de Covid-19. Projeto prevê um total de 60 leitos

20/04/2020 22:51

GABINETE DO PREFEITO

A Prefeitura de Queimados finalizou, nesta segunda (20), a primeira etapa das obras do Centro Municipal de Triagem de combate à Covid-19. Nos próximos dias, o local ficará fechado para realização de desinfecção e nova testagem dos equipamentos para estar à disposição da população na próxima sexta (24). Inicialmente, o local terá capacidade para 20 leitos, sendo 13 de UTI com respiradores, e sete leitos de retaguarda com atendimento 24 horas. Já na próxima semana, a obra de ampliação da unidade será iniciada e a previsão é de que até o fim de maio chegue ao número de 60 leitos.

O local é exclusivo para triagem, atendimento e internação de pessoas com Covid-19. Toda obra de implantação da unidade foi realizada através da parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. Na tarde desta segunda (20), o prefeito da cidade, Carlos Vilela, e o secretário municipal de Saúde, Osiris Mello, fizeram uma vistoria técnica no local. O Deputado Estadual Max Lemos também fiscalizou a local antes da entrega da obra.

A partir da próxima sexta, os pacientes que passarem pela unidade serão acolhidos por uma equipe de enfermeiros, médicos e técnicos, que farão a avaliação do quadro clínico do paciente, classificando os casos leves e graves. Os casos leves serão orientados sobre quais medicamentos devem ser utilizados e encaminhados para isolamento residencial. Já aqueles considerados graves e que apresentem insuficiência respiratória, serão internados no local, que é equipado com respiradores, desfibriladores, tubos de gases e equipes multiprofissionais 24 horas por dia.

O local ainda conta com três leitos de isolamento, farmácia, laboratório e aparelho móvel de exames de raio-X. O prefeito Carlos Vilela ressaltou a importância da unidade para o combate à doença: "Foi uma luta diária para prepararmos o local para receber a população, mas chegamos ao fim desta primeira etapa. Os queimadenses já têm um local exclusivo para o tratamento da Covid-19. Dentro de poucos dias estaremos finalizando e aumentando em 200% a oferta de leitos para o tratamento da doença", ressaltou.

A nova unidade fica no anexo ao Cethid (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes) na Rua Onze, s/n, Bairro Pacaembu. O secretário municipal de Saúde, Osiris Mello, também falou sobre a nova unidade: "Hoje fizemos a última visita ao local, que estará pronto para receber a população na próxima sexta. Vamos fazer a desinfecção e testar novamente todos os equipamentos para que não haja nenhum problema na hora do atendimento", declarou.