Distrito Industrial de Queimados é o primeiro a ser revitalizado do Rio de Janeiro

Iniciativa do Governo do Estado visa gerar mais 2 mil empregos na região, além da implantação de novas indústrias

06/04/2020 16:20

GABINETE DO PREFEITO

O polo de grandes empresas nacionais e multinacionais de Queimados, na Baixada Fluminense, será o primeiro do Rio de Janeiro a ser revitalizado pelo Governo do Estado. O Distrito Industrial, que emprega cerca de 1.500 trabalhadores, passa por obras de implantação e restauração de pavimentos, melhorias na rede de drenagem, saneamento, iluminação e sinalização das rodovias. Com as intervenções nestas áreas, a expectativa é de que 2 mil novos empregos sejam gerados nos próximos anos.

As obras, que começaram nesta semana, são fruto de um convênio entre a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e a Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio (DER-RJ). A iniciativa beneficiará outros nove Distritos Industriais do estado em Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Magé, Paciência, Palmares, Santa Cruz, Três Rios e São João da Barra.

Com o investimento de R$ 2,8 milhões do Governo do Estado, o Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, afirma que a intervenção em infraestrutura beneficiará os moradores da cidade. “Com essa melhoria, novas indústrias poderão se instalar nos terrenos que ainda estão disponíveis no Distrito. Além disso, a expectativa é de que também aumente a produção das empresas que já existem no local, o que resultará em novos empregos para a população da cidade. Quero aproveitar para agradecer ao Governador Wilson Witzel e ao Deputado Estadual Max Lemos por darem atenção ao potencial da nossa cidade”, declarou o gestor.

Há décadas fazendo história

Fundado em 1976, o Distrito Industrial está há décadas fazendo história na cidade de Queimados. Atualmente com 80% dos funcionários residentes do município, o local conta com 30 grandes empresas como a Artsul, Piraquê, Burn Limpanno, Di Santinni e  Flexfoam. Entre produtos e serviços gerados no local estão logística, armazém frigorífico, embalagens metálicas, cosméticos, construção civil e alimentos.

Para o Deputado Estadual Max Lemos, é gratificante ver o crescimento do Distrito Industrial, que gera milhares de empregos para os queimadenses. "Quando fui prefeito em Queimados, em 2009, o local tinha apenas sete fábricas e duas estavam indo embora. Após muito trabalho, o local cresceu e hoje é polo de grandes empresas. Agora a felicidade aumenta, em saber que vamos conseguir atender uma atinga reivindicação das empresas e dos trabalhadores que lá atuam graças ao governador Wilson Witzel, ao vice Cláudio Castro, ao presidente do DER/RJ Uruan Cintra e o prefeito Carlos Vilela" , destacou.