COMBATE AO AEDES AEGYPTI: CARRO FUMACÊ COMEÇA A PERCORRER RUAS DE QUEIMADOS NESTA TERÇA (19)

Até o fim do mês, bairros Inconfidência, Centro, Tinguá e Valdariosa serão percorridos pelo veículo

19/03/2019 19:22

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Prevenção em todas as estações: embora os casos de Zika, Dengue e Chikungunya sejam mais numerosos no verão, as campanhas de combate ao mosquito Aedes Aegypti têm que continuar. Por isso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, solicitou ao Governo do Estado o envio de um carro fumacê ao município. O veículo começou a percorrer a cidade nesta terça-feira (19) e, ao longo do mês, visitará os bairros Inconfidência, Centro, Tinguá e Valdariosa.

A ação faz parte do plano estratégico de combate ao mosquito formulado pelo município. Com o tema “10 minutos salvam vidas”, a campanha pretende alertar que a colaboração da população é fundamental. “Só em olhar diariamente no quintal para ver se há potes, copos, garrafas, pneus ou vasos de planta com água parada, já ajuda bastante a evitar que o Aedes Aegypti se prolifere na nossa cidade”, afirmou o Coordenador do Setor Técnico de Monitoramento de Controle de Vetores, Roberto Xavier.

Realizado em fevereiro, o último Levantamento Rápido de índices de Aedes Aegypti (LIRAa) aponta que, no diagnóstico geral, o município de Queimados possui 0,98% de focos do mosquito. A porcentagem funciona da seguinte maneira: até 1%, a cidade está em situação satisfatória; entre 1% e 3,9% significa situação de risco; já superior a 4%, significa que o local está próximo de viver uma epidemia.

Além da fiscalização diária nas residências para o combate ao mosquito, a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, alerta sobre a importância de procurar um posto de saúde caso os moradores apresentem algum dos sinais das doenças. “A Dengue é caracterizada por febre, dores intensas atrás dos olhos e na cabeça, dores fortes nos músculos, entre outros. Já a Zika, provoca também coceiras pelo corpo e manchas vermelhas na pele. Outra doença causada pelo mosquito é a Chikungunya, com os sintomas bastante parecidos com os anteriores e inchaço nas articulações”, explicou a gestora.

Em casos de dúvidas sobre o combate a vetores, os moradores podem entrar em contato pelo Disque-Dengue (21) 2665-4303 ou ir à Vigilância Sanitária do Município de Queimados, que fica na Travessa Marquês, 131, no Centro de Queimados e funciona das 8h às 17h.