Notícias


COMBATE AO AEDES AEGYPTI: CARRO FUMACÊ COMEÇA A PERCORRER RUAS DE QUEIMADOS NESTA TERÇA (19)

Até o fim do mês, bairros Inconfidência, Centro, Tinguá e Valdariosa serão percorridos pelo veículo

19/03/2019 19:22

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Prevenção em todas as estações: embora os casos de Zika, Dengue e Chikungunya sejam mais numerosos no verão, as campanhas de combate ao mosquito Aedes Aegypti têm que continuar. Por isso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, solicitou ao Governo do Estado o envio de um carro fumacê ao município. O veículo começou a percorrer a cidade nesta terça-feira (19) e, ao longo do mês, visitará os bairros Inconfidência, Centro, Tinguá e Valdariosa.

 

A ação faz parte do plano estratégico de combate ao mosquito formulado pelo município. Com o tema “10 minutos salvam vidas”, a campanha pretende alertar que a colaboração da população é fundamental. “Só em olhar diariamente no quintal para ver se há potes, copos, garrafas, pneus ou vasos de planta com água parada, já ajuda bastante a evitar que o Aedes Aegypti se prolifere na nossa cidade”, afirmou o Coordenador do Setor Técnico de Monitoramento de Controle de Vetores, Roberto Xavier.

 

Realizado em fevereiro, o último Levantamento Rápido de índices de Aedes Aegypti (LIRAa) aponta que, no diagnóstico geral, o município de Queimados possui 0,98% de focos do mosquito. A porcentagem funciona da seguinte maneira: até 1%, a cidade está em situação satisfatória; entre 1% e 3,9% significa situação de risco; já superior a 4%, significa que o local está próximo de viver uma epidemia.

 

Além da fiscalização diária nas residências para o combate ao mosquito, a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, alerta sobre a importância de procurar um posto de saúde caso os moradores apresentem algum dos sinais das doenças. “A Dengue é caracterizada por febre, dores intensas atrás dos olhos e na cabeça, dores fortes nos músculos, entre outros. Já a Zika, provoca também coceiras pelo corpo e manchas vermelhas na pele. Outra doença causada pelo mosquito é a Chikungunya, com os sintomas bastante parecidos com os anteriores e inchaço nas articulações”, explicou a gestora.

 

Em casos de dúvidas sobre o combate a vetores, os moradores podem entrar em contato pelo Disque-Dengue (21) 2665-4303 ou ir à Vigilância Sanitária do Município de Queimados, que fica na Travessa Marquês, 131, no Centro de Queimados e funciona das 8h às 17h.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Evento contará com oficinas para iniciantes e atividades recreativas gratuitas para crianças e adolescentes de cinco a 17 anos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais