Dia Internacional da Mulher’ movimentou Queimados nesta sexta-feira (6)

Apresentação musical, orientações de saúde e encaminhamento para mamografia foram algumas das atividades desenvolvidas

06/03/2020 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

As comemorações pelo ‘Dia Internacional da Mulher’, celebrado em 8 de março, já começaram em Queimados, na Baixada Fluminense. Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação especial na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. A iniciativa contou com orientações sobre câncer de mama e colo de útero, encaminhamentos para mamografia e distribuição de preservativos femininos.

Além disso, o Coral Superação – formado por 30 pessoas vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e em tratamento no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes – deu um show de musicalidade em uma apresentação feita na unidade. Com canções sobre empoderamento feminino, os cantores emocionaram a plateia em mais uma demonstração das técnicas vocais que os ajudam a recuperar a fala com o auxílio da música.

Presente nas ações, o Prefeito Carlos Vilela destacou a importância das iniciativas na cidade e parabenizou as queimadenses. “Aproveitamos o momento para lembrar essas grandes mulheres que precisam cuidar da saúde. Muitas se preocupam tanto com os trabalhos, filhos e tarefas do cotidiano que acabam esquecendo do principal, elas mesmas", afirmou o gestor.

Moradora do bairro Inconfidência, Maria de Fátima (48) aproveitou a ação para tirar dúvidas sobre a saúde da mulher. “É muito importante promover essas iniciativas em praça pública para incentivar as mulheres a cuidarem mais de si. Costumo dizer que todo dia é nosso dia e que precisamos estar sempre lutando para conquistar o nosso espaço no mundo”, destacou a cuidadora de idosos.

Cuidados em todas as áreas

Na rede municipal de saúde, aqueimadenses contam com serviços gratuitos como preventivos, ginecologista, mastologista, pré-natal e planejamento familiar. Além disso, há o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que atente cerca de 150 moradoras mensalmente em casos de violência física, mental, moral, patrimonial e sexual. O órgão, localizado na Estrada Lazareto, 85, Centro, oferece gratuitamente atendimentos psicológicos, jurídicos e de assistência social.