Folia responsável: Queimados promove medidas de conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

Distribuição de preservativos em praça pública e treinamento de profissionais municipais de saúde são algumas das ações

19/02/2020 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O Carnaval é festa, alegria e diversão garantida, mas pode ficar ainda melhor se, numa relação mais íntima, houver consciência e prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Por isso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá uma ação nesta quinta-feira (20), às 8h, na Praça Nossa Senhora da Conceição. A iniciativa contará com orientações de prevenção, controle e riscos das doenças, além de distribuição de preservativos.

E, para que o feriado seja ainda mais seguro na cidade, os profissionais de saúde estão recebendo capacitação específica sobre o assunto. A primeira ‘Oficina em Prevenção Combinada ao HIV e outras ISTs, teve sua primeira aula nesta quarta-feira (19). Na quinta-feira (20), participarão também os médicos, enfermeiros e agentes comunitários da rede.

Assuntos como ‘Gênero e Sexualidade’, ‘Racismo no Brasil’, ‘Cenário de Transmissão de ISTs em Queimados e no Brasil’ e ‘Prevenção Combinada: Dispositivos e Conceitos Básicos’ são alguns dos temas abordados durante o treinamento.

A cidade também conta com o Programa IST/Aids, que oferece acompanhamento médico e psicológico, teste rápido e medicamentos sem custo para os queimadenses. “É preciso conscientizar a população sobre a importância do uso de preservativo, principalmente nesta época do ano, para evitar essas doenças. Por isso, além dessas atividades, todas as unidades de saúde realizam teste rápido em gestantes, oferecem camisinhas masculinas e femininas gratuitas para a população e promovem palestras educativas”, destacou o Secretário da Pasta, Osiris Melo.

Os interessados em realizar o teste rápido ou receber atendimento do programa precisam ir até o órgão (Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando o cartão do SUS, identidade, CPF e comprovante de residência.