Notícias


Queimados promove ação de combate à hanseníase

Município oferece tratamento e medicamentos gratuitos a pessoas diagnosticadas com a doença

31/01/2020 18:05

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Uma manhã de aprendizado e cuidados com a saúde: assim começou esta sexta-feira (31) para os moradores de Queimados que passaram pela Praça Nossa Senhora da Conceição, local escolhido pela Prefeitura para uma ação de combate à hanseníase. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo orientar a população sobre os riscos, tratamento e sintomas da doença.

Causada pela bactéria Mycobacterium laprae (ou bacilo de Hansen), a hanseníase é uma doença infecciosa que afeta os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Entre os principais sintomas estão o surgimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, sensação de formigamento, inchaço nas mãos e nos pés, febre e ressecamento nos olhos.

Para o Secretário da Pasta, Osiris Melo, é de suma importância promover ações educativas em locais de fácil acesso à população. “Às vezes as pessoas não têm tempo de ir ao posto de saúde e acabam não sabendo como evitar certas doenças. Com essa iniciativa, conseguimos prevenir que males como esse atinjam a nossa população”, destacou o gestor.

Moradora do bairro Valdariosa, Adriana do Nascimento (52) aproveitou a oportunidade para pegar um encaminhamento para dermatologia. “Estava indo no mercado e quando vi essa equipe aqui não quis perder tempo. Tirei todas as minhas dúvidas e já vou marcar um médico para acompanhar melhor umas manchinhas que apareceram no meu corpo”, destacou a dona de casa.

Atendimentos e medicamentos gratuitos

O Programa de Controle de Hanseníase existe há 35 anos no município e oferece tratamento e medicamentos gratuitos para pacientes com a doença. Além disso, o setor oferece exames e orientações a todos os familiares da pessoa diagnosticada.

Só em 2019, o programa registou 819 atendimentos (dos quais apenas 21 casos se confirmaram positivos). De acordo com a Coordenadora Juçara de Lima, a doença tem cura. “O tratamento varia de seis meses a um ano, dependendo da gravidade e do comprometimento do paciente”, informou.

Para realizar uma consulta, basta procurar o setor na Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu (anexo ao CETHID) portando identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e encaminhamento médico.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais