PARA INCENTIVAR GOSTO PELOS LIVROS, EDUCADORES DE QUEIMADOS LEVAM DIVERSÃO E ARTE PARA SALAS DE AULA

Encontro dos Articuladores de Leitura da rede municipal aconteceu nesta quarta (13). Docentes usam técnicas de contação de histórias para despertar interesse dos alunos

14/03/2019 17:06

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Você sabia que o brasileiro lê, em média, apenas 2,43 livros por ano? E que 30% da população do país nunca comprou um livro (Instituto Pró-Livro/2016)? Para transformar esta realidade, cerca de 40 professores da rede municipal de ensino de Queimados participaram, nesta quarta-feira (13), do primeiro encontro dos Articuladores de Leitura em 2019. Criado em 2012 pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o movimento busca levar o hábito de ler para além das salas de aula com o auxílio de técnicas como a contação de histórias.

Com educadores capacitados e atualizados periodicamente, a proposta trabalha a imaginação e o gosto pela leitura desde a Educação Infantil até as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Trabalhamos com ideias para criar um espaço diferenciado, no qual os articuladores fazem paródias, se vestem de personagens, montam peças de teatro sobre os livros escolhidos, tudo para despertar a curiosidade e o interesse pelas obras citadas”, afirmou o Secretário da Pasta, Lenine Lemos.

Sob o tema “Comunicação é a arte de educar para conviver”, o encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Leopoldo Machado e teve como objetivo apresentar as estratégias do setor para o cotidiano das 30 escolas da cidade neste ano letivo.

Atuais responsáveis pela execução do projeto, as professoras Fabiana Menezes e Lucila Porto adiantaram que os próximos meses serão de muito trabalho e novidades para os alunos. “Vamos promover a troca de correspondências entre estudantes da rede municipal de ensino das mesmas séries. Supervisionados pelos articuladores de leitura, os alunos produzirão e postarão cartas de incentivo, sugestão de livros,  e troca de experiências. Queremos que ler se torne um hábito de prazer para nossos estudantes”, afirmou Fabiana, que também é contadora de histórias.

Espaços de leitura para toda a comunidade

Para incentivar ainda mais o gosto pelos livros nos moradores de Queimados, a Prefeitura oferece seis espaços comunitários para estudo e leitura, que funcionam entre 8h a 17h:

*Escola Municipal Leopoldo Machado

(Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 696, Centro - 2665-8200 - segunda a sexta)

*Escola Municipal Luiz de Camões

(Rua José Pedro Rezende, nº 0, Luiz de Camões - 3699-2145 - segunda a sexta)

*Escola Municipal Prof. Ubirajara Ferreira

(Estrada Jardim Riachão, nº 0, Jardim Excelsior - 3769-3018 - segunda a sexta)

*Escola Municipal São José

(Rua Ponta Porã, nº 0, Parque Ipanema - 3698-8521 - segunda a sexta)

*Escola Municipal Metodista de Queimados

(Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 0, Vila Pacaembu - 2663-3768 - segunda a sexta)

*CEU Planeta Futuro

(Rua Macaé, 430, São Roque - 2665-1541 - às quintas-feiras)

Além disso, a sala de leitura da Secretaria Municipal de Educação - que passa por obras de reforma e acessibilidade para melhor receber os usuários - deve ser reinaugurada nos próximos meses.