Queimados debate Segurança Pública na Câmara Municipal

Seminário realizado nesta quarta (18) reuniu mais de 50 pessoas entre autoridades políticas, policiais militares, guardas municipais e sociedade civil

18/12/2019 17:35

SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA

Garantir a paz e a tranquilidade de uma cidade é dever de todos. Por isto, nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, promoveu o I Seminário “Segurança Pública no Âmbito Municipal”. Realizado na Câmara Municipal dos Vereadores, o encontro reuniu mais de 50 pessoas e abordou medidas relevantes para o desenvolvimento de políticas efetivas de segurança no município.

Autoridades políticas, policiais militares e  agentes das Guardas Municipais de Queimados, Rio de Janeiro, Mesquita, Duque de Caxias, Nilópolis e Seropédica estiveram presentes para debater melhorias na segurança de todo o estado.

O evento foi dividido em cinco subtemas: Lei 13.022, o novo modelo legal para um novo sistema policial brasileiro; Emprego da Guarda Municipal em ações de políticas públicas de segurança, voltada para o desenvolvimento social; Valorização dos operadores de segurança pública municipal; Importância e benefícios de uma Guarda Municipal equipada e treinada e Centro de Controle Operacional.

De acordo com o prefeito Carlos Vilela, o seminário é de suma importância para traçar metas de melhorias para a segurança pública. “Os três pilares essenciais para uma cidade são saúde, educação e segurança. Por isso, estamos investindo no efetivo da Guarda Municipal e policiais do Proeis (Programa Estadual de Integração de Segurança). Sabemos que ainda há muitas coisas a serem feitas, mas juntos iremos longe”, afirmou o gestor.

Já o secretário da Pasta, Enéas Teixeira, destacou a importância da implementação da Guarda Municipal na cidade. “Temos 13 profissionais que atuam no patrulhamento, ronda escolar, apoio no trânsito, abordagem em suspeitos e prisão de flagrantes. Isso tem ajudado bastante a combater a criminalidade na nossa cidade”, concluiu.