Notícias


PREFEITURA DE QUEIMADOS ANUNCIA MEDIDAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Prefeito Carlos Vilela recebeu a Subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres e firmou compromisso para ampliar espaço do CEAM e garantir segurança do local

12/03/2019 19:54

GABINETE DO PREFEITO

Em 2018, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Queimados teve muito trabalho: Foram registrados 1.862 atendimentos na unidade. Na maioria das vezes, com mulheres sofrendo algum tipo de violência. O caso é sério e precisa de uma atenção especial. Mas, no mês da Mulher, surgiram boas notícias para combater o problema. Na manhã desta terça-feira (12), o Prefeito Carlos Vilela, recebeu a Subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Sandra Ornellas, para uma reunião com o objetivo de intensificar políticas públicas no combate à violência contra as mulheres.

O encontro também contou com a presença dos Secretários Municipais de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Luiz Macedo, de Segurança e Ordem Pública, Elias José, e da secretária Chefe de Gabinete, Gilda Baltar. Quem também teve participação importante na reunião foram as Coordenadoras do CEAM, Rosiane de Almeida, e de Políticas para Mulheres, Eliana Leôncio.

Após cerca de duas horas de conversa, o resultado do encontro foi positivo. O Prefeito Carlos Vilela anunciou que vai oferecer uma sede maior para o CEAM visando um melhor acolhimento de mulheres queimadenses que são vítimas de violência e a ampliação do atendimento. “Vamos oferecer mais condições para que as mulheres denunciem os casos de agressão ou ameaças. Vivemos momentos difíceis e temos que oferecer a elas a oportunidade de se livrar destas situações adversas que, na maioria das vezes, acontecem dentro da própria casa”, disse o gestor.

Outro ponto importante da reunião foi a garantia da segurança para funcionários do Centro e de mulheres que procuram ajuda. Isso porque o governo municipal vai disponibilizar policiais do PROEIS (Programa Estadual de Integração de Segurança) para atuarem de forma fixa no local, durante todo o expediente do órgão. A atitude visa encorajar as denúncias, com a garantia que as vítimas não serão intimidadas no momento da queixa.

Visivelmente feliz com o resultado da reunião, Sandra Ornellas fez um balanço do encontro com o governo municipal: “Foi bastante satisfatório. É importante ser recebida pelo prefeito e seus secretários para tratarmos de um tema tão importante. A possibilidade de ampliar o espaço físico do CEAM, por exemplo, é uma vitória, afinal, teremos mais comodidade para recebemos vítimas de violência. O aumento no efetivo na segurança do local também é primordial”, destacou a subsecretária estadual.

Palestras intensificarão combate à violência

Em 2018, o CEAM atendeu 540 casos específicos de violência à mulher. Seja fisicamente, psicologicamente, moralmente ou sexualmente, o desrespeito às mulheres tem aumentado nos últimos anos. No diagnóstico do órgão entregue ao Prefeito, os dados apontam que a maioria das ocorrências foram registradas por mulheres com idade entre 30 e 49 anos, de ensino médio incompleto e desempregadas. 

Ciente desta realidade, uma ação específica para servidores públicos municipais foi discutida. A necessidade da realização de palestras nas instituições religiosas, educacionais e governamentais para fomentar a importância da mulher na sociedade, a desconstrução do machismo e a luta contra o feminicídio também foi tratada. “O problema é real e não podemos fingir que não existe. Máximo respeito às mulheres e à sua liberdade. Vamos mudar esses conceitos na raiz. É na escola, na família, nas instituições religiosas que devemos aprender o lugar da mulher na sociedade. E esse local é onde ela quiser”, ressaltou o Prefeito.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais