Queimados lança protocolo de Atenção à Vítima de Violência Sexual

Documento visa criar rede de atendimento para erradicar a violência. Brasil atingiu recorde em registros de estupro

10/12/2019 22:55

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Para preparar o profissional que lida com pessoas que sofrem abuso sexual, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, está lançando um “Protocolo de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual”, nesta quarta (11), às 14h, no auditório da Secretaria de Saúde, localizado na Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 1170, Vila Pacaembu.

Segundo dados do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública deste ano, o registro de estupros no Brasil atingiu o recorde de mais de 66 mil vítimas. As crianças de 10 a 13 anos são os principais alvos, chegando a 26,9% dos casos.

Para a secretária de Saúde Drª Lívia Guedes, o protocolo prepara o profissional responsável em lidar com essas pessoas. “Estamos lançando um documento que auxilia e respalda os profissionais que trabalham com vítimas de violência sexual. Tendo em vista a taxa de registros em casos de estupro é necessário capacitar não só a rede pública, mas disponibilizar todo esse preparo para qualquer profissional que atende esse público. Por isso, após o lançamento, o documento será disponibilizado para todos”, afirmou a gestora.