Em parceria com o Sesc, Prefeitura no seu Bairro registra quase 4 mil atendimentos no Centro

Última edição do projeto em 2019 ofereceu serviços como isenção de documentos, balcão de emprego e cadastro em programas sociais

09/12/2019 19:17

GABINETE DO PREFEITO

Serviços gratuitos, atendimento em saúde, capoeira e até visita do Papai Noel. Essas foram algumas das atrações da última edição do projeto ‘Prefeitura no seu Bairro’, realizado neste sábado (7), na Praça dos Eucaliptos, em Queimados. A iniciativa, promovida pela gestão municipal - por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais - em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), registrou quase 4 mil atendimentos.

Desde as primeiras horas da manhã, a população que passou pelo espaço, pôde ter acesso gratuito a isenções na 2ª via de documentos, balcão de emprego, atendimentos de beleza e estética, cadastro em programas sociais, vacinação, exposição de telas em grafite, criação de jogos de tabuleiro, jogos de arco e flecha, roda de samba com o grupo "Quem sabe é nós", entre muitos outros.

Para o prefeito Carlos Vilela, integrar as políticas públicas de áreas como Assistência Social, Saúde, Direitos Humanos, Esporte e Educação é essencial para cuidar da população que mais precisa. “Estamos muito felizes por encerrar o ano oferecendo mais uma grande ação do projeto na região central de Queimados. Ao longo de 2019 visitamos diversos bairros para garantir o acesso da população a esses serviços e podemos dizer que fomos bem-sucedidos, graças a Deus”, declarou o gestor ao lado do Gerente do Programa Assistência do Sesc-RJ, Paulo Damasceno.

Iniciativa aprovada pela população

Beneficiados pela ação, o casal Larissa Santos (27) e Alberto Lopes (30) acordaram cedo para economizar na concretização do sonho do matrimônio. Graças ao projeto, eles conseguiram garantir a isenção de habilitação para casamento.

“Fiquei sabendo que iria ter esse serviço pelas redes sociais da Prefeitura e vim tentar realizar esse sonho. Já moramos juntos, mas não temos condições de pagar pelos documentos no momento, então achei muito positivo e fácil ter acesso a esse benefício aqui na Praça”, concluiu a cabeleireira, que também estava acompanhada da filha Valentina (3).

Outra queimadense a participar da iniciativa foi Elizete Silva (55). Moradora do bairro Pacaembu, ela aproveitou o evento para aprender a fazer artesanato, receber atendimentos em saúde e tentar voltar ao mercado de trabalho.

“Mesmo não tendo diabetes nem hipertensão, é sempre bom verificar a saúde. Vim ver as novidades e prestigiar o evento. Aprendi a fazer um cordão lindo de terrário na tenda do Sesc e me inscrevi no balcão de emprego para voltar a trabalhar. Gostei muito do projeto”, contou a auxiliar de serviços gerais.

Para o vice-prefeito e Coordenador Executivo de Políticas Sociais,  Machado Laz, o sucesso da empreitada mostra que a gestão está no caminho certo. “Nossa intenção é sempre promover essa aproximação entre o poder público e os moradores. Ano que vem teremos muito mais trabalho para continuar este movimento que vem dando tão certo e já beneficiou milhares de queimadenses”, concluiu o gestor.