Educação de Queimados em festa: Mostra Pedagógica reúne 14 mil alunos em praça pública

Com apoio do Sesc, evento desta sexta (6) contou com trabalhos desenvolvidos em sala ao longo do ano. Novas tecnologias e redes sociais dominaram estandes

09/12/2019 18:46

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Sob o tema “Comunicação é a arte de educar para conviver”, cerca de 14 mil estudantes das 30 escolas e três creches municipais de Queimados participaram de uma grande Mostra Pedagógica na Praça dos Eucaliptos, nesta sexta-feira (6). Com a presença de responsáveis, amigos, professores e autoridades municipais, os alunos expuseram os trabalhos desenvolvidos durante todo o ano letivo.

Além de menções aos meios de comunicação tradicionais, como rádio, jornal e TV, os estudantes surpreenderam os visitantes da feira com verdadeiras aulas de criatividade sobre novas tecnologias. Quem compareceu ao local pôde apreciar uma infinidade de cartazes e maquetes exibindo ícones do WhatsApp, Instagram e Facebook, bem como as famosas carinhas da internet (conhecidas como emojis). Podcasts, aplicativos de acessibilidade em LIBRAS e até um estúdio de gravações de vídeos do YouTube também atraíram as atenções para tratar de um tema importante: o combate às fake news relacionadas à vacinação.

“Com a facilidade da circulação de notícias em tempo real que acontece
atualmente, se faz essencial checar a fonte das informações antes de compartilhá-las. Por isso, nossos alunos desenvolveram esse trabalho para incentivar a vacinação consciente. Além disso, graças à parceria junto à Secretaria Municipal de Saúde, pudemos disponibilizar o serviço de imunização em nosso estande”, explicou a professora da Escola Municipal Scintilla Excel, Mytse Andréa.

Mesmo com tanta modernidade entre os conteúdos apresentados, clássicos da comunicação brasileira também foram homenageados. Com fantasias e adereços coloridos, os pequenos integrantes do pré da E. M. Jose Bittencourt de Oliveira reviveram os famosos bordões de José Abelardo Barbosa de Medeiros, o eterno Chacrinha.

“Esse tema foi escolhido por votação na nossa escola e, embora eles (alunos) não tenham vivido esta época da TV, apresentamos vídeos para contar uma parte tão importante da comunicação brasileira. Por meio das atividades em sala, mostramos meios de comunicação que eles não conheciam, para que pudessem comparar com o que existe hoje. Foram meses muito produtivos”, conta a docente Deise Lemos.

Moções honrosas por projetos didáticos

Durante a solenidade que abriu o evento organizado pela Prefeitura - por meio da Secretaria Municipal de Educação - foram entregues moções honrosas concedidas pela Câmara dos Vereadores a estudantes e docentes que se destacaram ao longo do ano letivo de 2019.

Presente na ocasião, o Prefeito Carlos Vilela elogiou o empenho de todos os
envolvidos na ação. “É um orgulho imenso estar aqui para constatar nossos avanços nessa área primordial que é a educação. Estou muito feliz por entregar essas condecorações a quem tanto se esforçou em sala de aula este ano, fosse ensinando ou aprendendo”, declarou o gestor, ao lado do vereador Adriano Morie, que representou a casa de leis da cidade.

Para o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, a mostra conclui cada atividade pensada e executada pelo corpo docente diariamente nos últimos meses’. “Tivemos alunos escrevendo e expondo livros na Bienal, professores com obras autorais sendo trabalhadas na articulação de leitura... Todos foram reconhecidos pelos seus excelentes resultados. Agradecemos a presença da população, que é sempre muito bem-vinda para prestigiar esses profissionais”, concluiu o educador.