Aniversário mais verde: Horto Municipal de Queimados recebe plantio de 200 mudas da Mata Atlântica

Iniciativa faz parte das comemorações pelos 29 anos de emancipação do município e aconteceu nesta terça (26)

26/11/2019 23:18

SECRETARIA MUNICIPAL DE AMBIENTE E DEFESA DOS ANIMAIS

Natureza, diversão e aprendizado marcaram mais um dia de comemorações pelo aniversário de Queimados, na Baixada Fluminense. Uma “Ação Ambiental”, realizada na manhã desta terça-feira (26), promoveu o plantio de 200 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo. Os alunos da Creche Municipal Vereador Gilberto Peres de Oliveira foram os responsáveis pelo reflorestamento no local.

A ação, que contou com músicas, brincadeiras, lanches e doação de ervas e plantas, foi promovida pela Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais de Ambiente e Defesa dos Animais, Educação e de Desenvolvimento Rural e Agricultura.

A pequena Vitória Cristine, de apenas quatro anos foi uma das alunas da creche a deixar sua marca no Horto Municipal. “Hoje eu estou muito feliz, pois é um dia muito especial. É a primeira vez que eu vou plantar uma árvore”, disse a aluna com sua muda na mão.

Participando do plantio de mudas ao lado dos alunos no Horto, o Prefeito Carlos Vilela destacou a importância da presença das crianças no evento. “Eles são o futuro do nosso planeta e por isso temos que ensiná-los desde pequenos a cuidar no meio ambiente”, declarou o gestor, ao lado do vice-prefeito Machado Laz.

Opção de turismo ecológico

Recuperado e revitalizado pela atual gestão pública, o Horto, localizado na Av. Eduardo Celidônio, 1242, Vila Cararim, é dedicado a frequentadores de todas as idades, sozinhos ou em grupos, como uma oportunidade de lazer ao ar livre dentro do município. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de domingo a domingo, incluindo feriados.

O espaço, que vem se consolidando como uma alternativa local para fazer trilhas, ecopiqueniques e caminhadas, recebe cerca de 100 novas mudas de plantas por semana, de acordo com a Secretária da Pasta, Gabriela Chernicharo.