Aniversário de Queimados é comemorado com reforço na saúde pública

Ambulância avançada começa a operar na cidade nesta terça-feira (26). Aquisição aumentará em 30% os serviços prestados

26/11/2019 21:38

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Queimados comemora 29 anos de emancipação esta semana e um dos presentes da cidade foi entregue à saúde da população: um reforço no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Para aumentar a frota da cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a oferecer nesta terça-feira (26) o atendimento da Ambulância Avançada. O automóvel 0km - além de outros três veículos de porte básico recebidos pela gestão este ano - foi apresentado aos munícipes em cerimônia realizada na Praça dos Eucaliptos, na última segunda (25).

A nova ambulância é destinada ao transporte de pacientes graves e conta com uma equipe formada por um médico, um enfermeiro e um condutor. O veículo é equipado com acessórios para oxigenoterapia, ambu reanimador de pressão, aparelhos de pressão, aspiradores, bolsas para ampola, bola de resgate completa, bolsa para kit de oxigênio, bombas de infusão, cadeiras de rodas, cardioversores, colares cervicais, conjunto de talas, desfibrilador externo automático, imobilizadores de cabeça, monitores multiparâmetros, oxímetro de pulso, pranchas e respiradores.

O SAMU atende cerca de 200 ocorrências ao mês na cidade. Com a nova ambulância, será possível aumentar em 30% os serviços prestados. “Só neste ano, o nosso município ganhou quatro ambulâncias 0km para melhorar ainda mais o nosso atendimento, sendo três básicas e uma avançada. De acordo com o Ministério da saúde, Queimados não poderia ganhar a avançada, pois não tem mais de 450 mil habitantes, porém devido ao nosso trabalho e comprometimento, conseguimos provar que a unidade era essencial para a população”, afirmou o Prefeito Carlos Vilela, ao lado do Vice-Prefeito Machado Laz.

Além da unidade móvel, o município ganhou mais sete médicos intervencionistas, seis enfermeiros e quatro condutores para reforçar o efetivo. A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, comemorou a nova conquista para a população. “A gestão municipal tem trabalhado duro para promover uma saúde pública de qualidade para os moradores e a prova disso é essa ampliação nos serviços de urgência e emergência. Com essa nova ambulância operando garantiremos um atendimento seguro, com conforto e qualidade para os pacientes”, declarou a gestora.

O SAMU tem como objetivo prestar um rápido atendimento as vítimas em situação de urgência ou emergência, reduzindo o sofrimento, riscos de sequelas ou mortes. Para solicitar o serviço, basta ligar para o 192. A Central de Atendimento funciona 24h por dia e a ligação é gratuita para telefones fixos e móveis.