‘Novembro Azul’: Queimados na luta contra o câncer de próstata

Ao longo de todo o mês, ações de prevenção e diagnóstico precoce da doença estão sendo realizadas em várias unidades de saúde do município

22/11/2019 18:44

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Depois do Outubro Rosa, agora é a vez dos homens se cuidarem: Para alertar a população masculina sobre a importância do cuidado com a saúde, a Unidade Básica de Saúde Júlio Barros, em Queimados, promoveu nesta sexta-feira (22) uma palestra educativa sobre o câncer de próstata para seus pacientes. O encontro, que abordou causas da doença, sintomas, diagnóstico e tratamento, faz parte das ações da Prefeitura em alusão ao ‘Novembro Azul’.

O destaque da campanha é a prevenção ao câncer de próstata, um tumor que atinge, na maioria das vezes, homens acima de 40 anos. Na fase inicial, a doença pode não apresentar sintomas, porém os mais comuns são: dificuldade de urinar, sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes.

O câncer de próstata é o terceiro mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do de pele e pulmão. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, quando um caso é identificado precocemente, as chances de cura são maiores. “Precisamos acabar com esse preconceito dos homens de irem ao médico. Por isso, durante todo o mês de novembro estamos realizando ações nas unidades de saúde para alertar a população sobre a importância de realizar os exames e passarem por uma consulta nas clínicas”, destacou a gestora.

Sempre atento à saúde, o aposentado Paulo da Silva (65) participou da palestra e aproveitou para pegar encaminhamento médico para fazer um check-up. “Pelo menos uma vez por ano eu faço todos os exames para saber se está tudo bem comigo. Graças a Deus o único problema que eu tenho é diabetes, mas estou tomando os remédios certinho”, afirmou o morador do bairro Paraíso.

Os moradores que desejam se consultar com um urologista devem procurar o Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher. A unidade fica na Avenida Camilo Cristófano, nº 100, Fanchem e atende pelo telefone 2665-3599.