Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Autores queimadenses são homenageados em escolas municipais nesta quinta (21)

Iniciativa da Articulação de Leitura promove encontros periódicos entre alunos e escritores locais. Desta vez, participaram do projeto Verônica Cunha, Cilene Maria Cavalcante e 62 estudantes co-autores do livro “Tarde de Autógrafo com o 6° ano”

22/11/2019 16:11

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 Histórias reais podem transformar a vida de muitas pessoas, ainda mais quando elas navegam nas águas da literatura. Foi com essa proposta que cerca de 70 alunos das Escolas Municipais Senador Nelson Carneiro e Professor Washington Manoel de Souza, em Queimados, na Baixada Fluminense, receberam nesta quinta-feira (21), a visita de escritores da cidade. Desta vez, participaram do encontro as autoras Verônica Cunha (Coração em Palavras), Cilene Maria Cavalcante (Lygia Bojunga e suas histórias) e 62 estudantes co-autores do livro “Tarde de Autógrafo com o 6° ano”.
Manhã literária
A manhã começou bem animada para os 40 estudantes da E.M Senador Nelson Carneiro, que receberam a visita da Orientadora Educacional da rede, Verônica Cunha. A autora de “Coração em Palavras” – livro que foi trabalhado pelo Articulador de Leitura Igor Gonçalves durante o ano letivo – conversou com os estudantes sobre a importância do empoderamento dos negros na Baixada.  
“Nosso objetivo é sempre inserir o aluno no mundo literário. É através dele que conseguimos transformar vidas. A escolha de trabalhar com o livro da autora queimadense foi totalmente proposital, pois devemos valorizar nossos artistas”, conta o também escritor, Igor Gonçalves.  
Em outro momento, os 62 escritores do livro “Tarde de Autógrafo com o 6° ano” e a Orientadora Educacional Cilene Maria Cavalcanti promoveram um bate-papo bem animado sobre a experiência com o projeto que proporcionou a ida dos alunos à 19ª edição da Bienal Internacional do Livro  (realizada em agosto deste ano).
“Participar da confecção desse livro foi muito emocionante. Meus pais ficaram super felizes com essa conquista e por termos ido para a Bienal representar nossa cidade”, conta o morador do bairro Inconfidência Carlos Eduardo (12).
Leitura como agente de transformação
“Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”: a frase da ativista paquistanesa Malala Yousafzai serviu como referência para que a Secretaria Municipal de Educação implementasse nas escolas o projeto “Autor Homenageado” através da Articulação de Leitura. A iniciativa, que visa aproximar os jovens leitores do mundo literário, já trouxe às salas de aula do município, entre diversos escritores, o premiado autor José Emílio Braz.
De acordo com uma das responsáveis pela iniciativa, Fabiana Menezes, a ideia surgiu como forma de incentivar o gosto pela leitura. “Esse projeto acontece há seis anos na nossa rede, mas esse ano pedimos que as unidades realizassem um encontro com o autor,  que fosse, especialmente, da cidade. Além disso, as escolas têm buscado contextualizar com autores que de uma maneira geral são vencedores na vida e vieram de família simples, para ensinar aos alunos que é possível superar seus obstáculos", conta a educadora, ao lado da também Coordenadora Lucila Porto.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

O encontro acontecerá nesta segunda (20), no auditório da SEMUS

Em reunião realizada nesta segunda (13), prefeito Carlos Vilela assinou termo de adesão ao serviço, que emitirá documento em 44 minutos

Parceria entre Prefeitura e Universidade Estácio de Sá também oferece benefícios em cursos de pós-graduação. Inscrições vão até dia 24 de janeiro

Moradores com idade entre seis meses e 49 anos podem se vacinar. Prefeitura mobiliza 19 unidades de saúde para imunização até 13 de março

Os carnês estão disponíveis no site da Prefeitura. Outros impostos também terão abatimentos no pagamento antecipado

Além de Queimados, mais nove municípios participam de encontro em prol do desenvolvimento cultural da região

A cerimônia acontecerá na Câmara Municipal dos Vereadores. Eleição realizada no último mês de outubro definiu a nova equipe

Vila Olímpica do bairro Pacaembu oferece oportunidades para Judô, Balé, Futsal, Capoeira, Basquete, Handebol e Vôlei

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot