Autores queimadenses são homenageados em escolas municipais nesta quinta (21)

Iniciativa da Articulação de Leitura promove encontros periódicos entre alunos e escritores locais. Desta vez, participaram do projeto Verônica Cunha, Cilene Maria Cavalcante e 62 estudantes co-autores do livro “Tarde de Autógrafo com o 6° ano”

22/11/2019 16:11

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Histórias reais podem transformar a vida de muitas pessoas, ainda mais quando elas navegam nas águas da literatura. Foi com essa proposta que cerca de 70 alunos das Escolas Municipais Senador Nelson Carneiro e Professor Washington Manoel de Souza, em Queimados, na Baixada Fluminense, receberam nesta quinta-feira (21), a visita de escritores da cidade. Desta vez, participaram do encontro as autoras Verônica Cunha (Coração em Palavras), Cilene Maria Cavalcante (Lygia Bojunga e suas histórias) e 62 estudantes co-autores do livro “Tarde de Autógrafo com o 6° ano”.
Manhã literária
A manhã começou bem animada para os 40 estudantes da E.M Senador Nelson Carneiro, que receberam a visita da Orientadora Educacional da rede, Verônica Cunha. A autora de “Coração em Palavras” – livro que foi trabalhado pelo Articulador de Leitura Igor Gonçalves durante o ano letivo – conversou com os estudantes sobre a importância do empoderamento dos negros na Baixada.
“Nosso objetivo é sempre inserir o aluno no mundo literário. É através dele que conseguimos transformar vidas. A escolha de trabalhar com o livro da autora queimadense foi totalmente proposital, pois devemos valorizar nossos artistas”, conta o também escritor, Igor Gonçalves.
Em outro momento, os 62 escritores do livro “Tarde de Autógrafo com o 6° ano” e a Orientadora Educacional Cilene Maria Cavalcanti promoveram um bate-papo bem animado sobre a experiência com o projeto que proporcionou a ida dos alunos à 19ª edição da Bienal Internacional do Livro  (realizada em agosto deste ano).
“Participar da confecção desse livro foi muito emocionante. Meus pais ficaram super felizes com essa conquista e por termos ido para a Bienal representar nossa cidade”, conta o morador do bairro Inconfidência Carlos Eduardo (12).
Leitura como agente de transformação
“Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”: a frase da ativista paquistanesa Malala Yousafzai serviu como referência para que a Secretaria Municipal de Educação implementasse nas escolas o projeto “Autor Homenageado” através da Articulação de Leitura. A iniciativa, que visa aproximar os jovens leitores do mundo literário, já trouxe às salas de aula do município, entre diversos escritores, o premiado autor José Emílio Braz.
De acordo com uma das responsáveis pela iniciativa, Fabiana Menezes, a ideia surgiu como forma de incentivar o gosto pela leitura. “Esse projeto acontece há seis anos na nossa rede, mas esse ano pedimos que as unidades realizassem um encontro com o autor,  que fosse, especialmente, da cidade. Além disso, as escolas têm buscado contextualizar com autores que de uma maneira geral são vencedores na vida e vieram de família simples, para ensinar aos alunos que é possível superar seus obstáculos", conta a educadora, ao lado da também Coordenadora Lucila Porto.