Queimados tem programação especial no mês da Consciência Negra

Atividades começam nesta quarta-feira (20) e incluem rodas de capoeira, apresentações culturais e palestras

21/11/2019 16:31

SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E PROMOÇÃO DA CIDADANIA

Promover uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil e combater o racismo serão os pilares da programação do “Novembro da Consciência Negra” promovida em Queimados, na Baixada Fluminense.

Realizado pela Prefeitura em alusão ao dia de Zumbi dos Palmares - que é celebrado nacionalmente em 20 de novembro -, o cronograma conta com diversas atividades como rodas de capoeira, apresentações culturais e palestras.

A abertura das comemorações acontecerá nesta quarta-feira (20) com a Roda de Oxalá (na Praça dos Eucaliptos) e a Missa Afro (na Igreja de São Francisco de Assis). O encerramento ficará por conta do III Seminário de Educação e Relações Étnico-Raciais, que será realizado dia 28, no Teatro Metodista.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi sancionado pela Lei 12.519 de 2011, que instituiu a comemoração da data sem obrigatoriedade de feriado. No entanto, atualmente, o dia é considerado feriado em mais de mil municípios e tem a finalidade de conscientizar, discutir e levantar debates sobre questões étnico-raciais e sociais que envolvem as lutas e a defesa dos direitos da população negra.

Confira a programação:

Primeira Roda de Oxalá pela união das casas de matriz afro (Barracas típicas, roda de capoeira, grupo de afoxé e palestra)
Data: 20/11
Local: Praça dos Eucaliptos
Entrada Franca

Missa Afro (Cerimônia e feijoada)
Data: 20/11
Local: Igreja de São Francisco de Assis (Rua Tanguará, 431 – Vila Jacinta)
Entrada Franca

Capoeiragem entre camaradas (Roda de capoeira)
Data: 23/11
Local: Rua O, 2599 – Conjunto Vila Camarim