Notícias


Peça teatral conscientiza alunos de Queimados sobre Bullying

Apresentação realizada por agentes do Proerd discutiu tema no Teatro Metodista nesta segunda (18)

21/11/2019 16:28

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Com muita gargalhada e animação quase 400 alunos da rede municipal de ensino de Queimados aprenderam uma grande lição nesta segunda-feira (18). Isso porque os policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), subiram ao palco do Teatro Metodista (Av. Ver. Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Vila Pacaembu) para apresentar a peça “De olhos bem abertos”, que tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre o bullying nas escolas.

De acordo com o Subtenente da Polícia Militar, Paulo Roque, a peça é um recurso para abordar os temas com mais facilidade. “A companhia teatral começou em 2010, quando entendemos que seria necessário trazer o elemento lúdico para os debates e trabalhos que realizamos com os policiais e fomos estendendo até os outros programas. É importante, principalmente para as crianças, abordar esses assuntos de forma que eles entendam e interajam”, garante o responsável pela companhia teatral “Disse quê”.

Uma das presentes na plateia foi a pequena Maryana Caetano (10), que deixou claro não tolerar preconceito. “Aqui a gente tá aprendendo a fazer alguma coisa quando alguém faz Bullying, nós temos sempre que dizer não à maldade e ao preconceito e buscar a ajuda de um adulto nessas horas”, conta entusiasmada a estudante do 5º ano da E.M. Monteiro Lobato.

Um programa especial

O Proerd foi criado nos Estados Unidos em 1983 e, desde então, já foi desenvolvido em mais de 50 países. O projeto é direcionado a todos os alunos matriculados no primeiro segmento do Ensino Fundamental da rede pública e tem duração de quatro meses. O programa é realizado em Queimados desde 2002 e tem o objetivo de prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças por meio da conscientização.

Para o Secretário Municipal de Educação de Queimados, Lenine Lemos, a iniciativa do Proerd dentro das escolas vem transformando o convívio social das crianças. “O trabalho desenvolvido pela PM dentro das escolas é para ser comemorado. Não é uma luta apenas para afastar as crianças das drogas, também buscamos mudar a forma como elas veem o mundo, ensinando a lidar com o medo, os preconceitos, a violência e o bullying”, afirma o gestor.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais