SAÚDE, ATIVIDADE FÍSICA E CONSCIENTIZAÇÃO CELEBRAM DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM QUEIMADOS

Ações ofereceram serviços gratuitos como palestras, aula de zumba e aferição de pressão arterial

08/03/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Anas, Marias, Joanas, Marielles, Evas e muitas outras guerreiras lutam diariamente para conquistarem o seu espaço no mundo. Para homenageá-las e não deixar o Dia Internacional da Mulher passar em branco, a Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, realizou uma série de ações nesta sexta-feira (8). Foram ofertados gratuitamente à população serviços como palestras educativas, aula de zumba, verificação de pressão e glicose e orientações sobre a Lei do Feminicídio.

Ao passar pela Praça Nossa Senhora da Conceição ou enquanto aguardavam o atendimento no   Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher para consultas de rotina, as queimadenses   puderam saber mais sobre a estrutura existente no município para atendê-las. Na área da saúde,   por exemplo, há atendimentos de ginecologia, mastologia e pré-natal.

Além disso, há também o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que atende   cerca  de 150 mulheres mensalmente vítimas de violência física, mental, moral, patrimonial e   sexual. O  órgão, localizado na Estrada Lazareto, 85, Centro, oferece gratuitamente atendimentos   psicológicos, jurídicos e de assistência social.

“Essa data é importante não só para desejarmos felicitações às mulheres que estão ao nosso  redor,  mas também para lembrarmos que não seriamos nada se não existissem essas guerreiras  em nossas vidas. Aproveitamos a oportunidade para conscientizar a população sobre casos de  violência, abusos e feminicídio que acontecem no nosso país. Precisamos dar um basta nisso”,  declarou o Prefeito Carlos Vilela, acompanhado da primeira-dama, Lúcia Vilela, da Secretária de  Saúde, Lívia Guedes e do Secretário de Direitos Humanos, Luiz Macedo.

Moradora do Centro, Francis Pires (63) acordou cedo para participar da aula de zumba. “Sempre  ensinei ao meu filho que dia da mulher é todo dia. Precisamos de respeito, carinho e atenção dos  nossos companheiros, pais, filhos e amigos. Fiquei muito feliz quando soube que teria uma  atividade aqui perto de casa para comemorar essa data tão importante” afirmou a aposentada.