Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Ações de prevenção marcam o Dia Mundial de Combate ao Diabete Mellitus em Queimados 

Cerca de 200 moradores foram beneficiados com a iniciativa nesta quinta (14)

14/11/2019 22:01

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O Dia Mundial de Combate ao Diabete Mellitus foi marcado por ações de conscientização e oferta de serviços, em Queimados, na Baixada Fluminense. Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu atividades no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) e na Praça Nossa Senhora da Conceição. Cerca de 200 verificações de glicemia e pressão arterial foram realizadas.

Referência na Região Metropolitana do Rio de Janeiro para o tratamento de hipertensos e/ou diabéticos, o CETHID realizou palestras sobre os direitos dos pacientes, importância do medicamento, saúde mental e alimentação, além de um aulão de fisioterapia. Já o Programa de Hiperdia promoveu uma ação na praça para verificação de pressão arterial e glicemia, com direito a orientação sobre tabagismo, tuberculose, saúde do homem, da mulher e da criança e adolescente.

Presente na ação do CETHID, o Prefeito Carlos Vilela destacou a importância da iniciativa na prevenção da doença. “É nessas atividades que a população aprende sobre os cuidados com a saúde e algumas medidas que podem ser tomadas no dia a dia para prevenir essas e outras doenças, como, por exemplo, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas”, concluiu o gestor.

De acordo com a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, diabetes é uma doença crônica que aparece quando o corpo não produz a quantidade essencial de insulina . “Existem dois tipos da doença, uma que está presente em 10% dos diabéticos, o indivíduo produz pouca ou nenhuma insulina e precisa de injeções diárias. Já  a outra, que é mais comum depois dos 30 anos em pessoas obesas e idosas, o pâncreas continua a produzir a insulina, mas o organismo se torna resistente aos seus efeitos”, explicou a gestora.

Morador do bairro Fanchem, Jorge Assis (62) aproveitou a oportunidade para verificar a pressão arterial e a glicose. “Adorei a iniciativa em plena praça pública, pois todos que passam pelo local podem ver como está a saúde, assim como eu fiz”, afirmou ele, que faz tratamento para diabetes no CETHID.

 Suporte no tratamento e controle da doença

Para ajudar os diabéticos a terem um maior controle do nível de glicemia, a Prefeitura oferece gratuitamente aos pacientes dependentes de insulina, kits para verificação de glicose contendo agulhas, tiras para teste, seringa e o aparelho medidor (entregue aos usuários na primeira retirada do material). Ao todo, mais de 800 pessoas se cadastraram no Polo de Distribuição de Insumos para diabéticos e recebem o material mensalmente.

Os diabéticos dependentes de insulina que queiram receber o kit para verificar a glicose em casa, precisam comparecer ao setor de protocolo na Secretaria Municipal de Saúde (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 1170, Vila Pacaembu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médio para fazer o cadastramento.

O município disponibiliza 19 unidades de saúde para tratamento da doença, entre elas o CETHID, no bairro Vila Pacaembu e o Centro de Especialidades Médicas, no bairro Fanchem. Para ter acesso ao atendimento, basta procurar a unidade de saúde mais próxima com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Novos equipamentos de proteção individual serão distribuídos entre agentes públicos e população. Doação é fruto de parceria entre a Prefeitura, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense e a Amil

Serviço, que é oferecido gratuitamente, atenderá também pessoas com Psoríase, Artrite Reumatoide, Retocolite Ulcerativa, entre outros transtornos

Ferramenta disponibilizada no site da Prefeitura permite acessar dados atualizados da doença no município

Decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira (30) lista medidas que incluem liberação de academias e da feira dominical

Exclusiva para gestantes e puérperas, unidade está ligada à Maternidade Municipal. Pacientes terão acesso a serviços como pré-natal, pediatria, puericultura, ginecologia, teste do pezinho e exames rápidos de IST's

Interessados devem ter experiência em atendimento a crianças e adolescentes. Vencimentos chegam a R$ 1.327,27 e inscrições pela internet terminarão em 30 de junho

Candidatos terão até 13 de julho para entregar documentação exigida no edital. Total de 64 profissionais serão empossados

Salas de tomógrafo e eletroencefalograma, três unidades básicas e base do SAMU serão entregues à população a partir desta segunda (22)

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot