Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Ações de prevenção marcam o Dia Mundial de Combate ao Diabete Mellitus em Queimados 

Cerca de 200 moradores foram beneficiados com a iniciativa nesta quinta (14)

14/11/2019 18:01

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O Dia Mundial de Combate ao Diabete Mellitus foi marcado por ações de conscientização e oferta de serviços, em Queimados, na Baixada Fluminense. Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu atividades no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) e na Praça Nossa Senhora da Conceição. Cerca de 200 verificações de glicemia e pressão arterial foram realizadas.

Referência na Região Metropolitana do Rio de Janeiro para o tratamento de hipertensos e/ou diabéticos, o CETHID realizou palestras sobre os direitos dos pacientes, importância do medicamento, saúde mental e alimentação, além de um aulão de fisioterapia. Já o Programa de Hiperdia promoveu uma ação na praça para verificação de pressão arterial e glicemia, com direito a orientação sobre tabagismo, tuberculose, saúde do homem, da mulher e da criança e adolescente.

Presente na ação do CETHID, o Prefeito Carlos Vilela destacou a importância da iniciativa na prevenção da doença. “É nessas atividades que a população aprende sobre os cuidados com a saúde e algumas medidas que podem ser tomadas no dia a dia para prevenir essas e outras doenças, como, por exemplo, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas”, concluiu o gestor.

De acordo com a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, diabetes é uma doença crônica que aparece quando o corpo não produz a quantidade essencial de insulina . “Existem dois tipos da doença, uma que está presente em 10% dos diabéticos, o indivíduo produz pouca ou nenhuma insulina e precisa de injeções diárias. Já  a outra, que é mais comum depois dos 30 anos em pessoas obesas e idosas, o pâncreas continua a produzir a insulina, mas o organismo se torna resistente aos seus efeitos”, explicou a gestora.

Morador do bairro Fanchem, Jorge Assis (62) aproveitou a oportunidade para verificar a pressão arterial e a glicose. “Adorei a iniciativa em plena praça pública, pois todos que passam pelo local podem ver como está a saúde, assim como eu fiz”, afirmou ele, que faz tratamento para diabetes no CETHID.

 Suporte no tratamento e controle da doença

Para ajudar os diabéticos a terem um maior controle do nível de glicemia, a Prefeitura oferece gratuitamente aos pacientes dependentes de insulina, kits para verificação de glicose contendo agulhas, tiras para teste, seringa e o aparelho medidor (entregue aos usuários na primeira retirada do material). Ao todo, mais de 800 pessoas se cadastraram no Polo de Distribuição de Insumos para diabéticos e recebem o material mensalmente.

Os diabéticos dependentes de insulina que queiram receber o kit para verificar a glicose em casa, precisam comparecer ao setor de protocolo na Secretaria Municipal de Saúde (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 1170, Vila Pacaembu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médio para fazer o cadastramento.

O município disponibiliza 19 unidades de saúde para tratamento da doença, entre elas o CETHID, no bairro Vila Pacaembu e o Centro de Especialidades Médicas, no bairro Fanchem. Para ter acesso ao atendimento, basta procurar a unidade de saúde mais próxima com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Cerca de 800 atletas de todo o estado participam do torneio, que começa às 8h, no Teatro Metodista. Entrada é franca

Com apoio do Sesc, evento desta sexta (6) contará com apresentações de trabalhos desenvolvidos na rede municipal ao longo do ano letivo

Em parceria com o Sesc, projeto ‘Prefeitura no seu Bairro’ promove mais de 50 serviços gratuitos a partir das 8h

Cerca de 800 alunos do espaço mantido pela Prefeitura concluem cursos de qualificação e recebem certificados a partir desta quarta (4)

Mobilização de conscientização acontece na Praça N.Sra. da Conceição nesta terça-feira (3)

Entregue à população neste domingo (1), novo equipamento conta com campo de futebol, pista de atletismo e quadra de areia

Música, dança, teatro, desfile e barriquinhas de empreendedores locais reuniram cerca de mil pessoas na Estação Cidadania Planeta Futuro

Inauguração acontecerá nesta sexta (29), às 16h. Intervenções contaram com construção de salas, auditório, pintura e troca de telhado

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot