Projeto 'Papai Noel dos Correios' realiza sonho de queimadense que quer se tornar astronauta

Aluno da rede municipal recebeu um telescópio durante visita ao observatório astronômico do IFRJ nesta quarta-feira (13). Padrinhos têm até dia 30 para entregar presentes na agência da cidade

14/11/2019 21:58

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Um sonho que parecia tão distante quanto os anéis de Saturno, mas que ao longo dos anos permaneceu brilhante e atraente como a Via Láctea. Ter o próprio telescópio vinha sendo o maior desejo do pequeno Israel Carvalho (11) desde os 7 anos, quando decidiu que gostaria de estar mais perto das estrelas até concretizar o sonho de se tornar um astronauta.

Na tarde desta quarta-feira (13), o aluno da Escola Municipal Diva Teixeira – localizada em Queimados, Baixada Fluminense – viu seu presente antecipado de Natal chegar de forma inesperada.

Durante uma visita de cerca de 40 estudantes do 5º ano da unidade ao observatório astronômico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ Nilópolis), Israel teve sua cartinha do projeto 'Papai Noel dos Correios' respondida com um grande embrulho prateado, entregue pelas mãos do Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, e da orientadora educacional Juliana Carvalho.

“Eu nem acredito que finalmente tenho meu próprio telescópio. Agora vou chegar em casa e montar logo. Também vou estudar bastante para um dia conseguir ser o que eu sempre sonhei”, comemorou emocionado.

Além de Israel, mais 299 crianças escreveram pedidos inusitados ao Bom Velhinho sob a supervisão de Juliana. “Todos os nossos alunos participam da ação, desde o pré I até o 5º ano. Eles ficam bem animados em passar seus sonhos para o papel. Com as cartas, trabalhamos suas habilidades em sala de aula, já que enquanto contam as histórias, elas ainda desenvolvem a arte com desenhos, as ilustrações e a escrita. Sabemos que tem pedidos que são verdadeiros sonhos, por isso agradeço muito aos Correios pela dedicação nessa parceria”, relata a educadora, que agendou a visita ao espaço para tornar a entrega do presente ainda mais especial.

Dia de aprendizado para toda a turma

Enquanto aguardam a festa de entrega dos demais presentes do projeto – que será realizada no dia 10 de dezembro, a partir das 9h, no Teatro Metodista –, os alunos continuam absorvendo conhecimento.

Aqueles que estiveram no observatório assistiram a uma palestra do Professor de Física e Astronomia Eduardo Seperuelo, que abordou temas como a disposição e o tamanho das constelações e planetas  que formam o sistema solar, as fases da lua e as técnicas utilizadas por astrônomos para observar o céu.

Além disso, os estudantes também receberam cartas celestes – que são mapas do céu noturno – e aprenderam a usar os diferentes modelos de telescópios da instituição, montados no ponto mais alto do campus.

“Estamos nos esforçando para oferecer a esses meninos um futuro de boas perspectivas. Com o pedido do Israel, veio a oportunidade de contemplar toda a turma com esse passeio que uniu diversão e conhecimento. Agora, nós temos que segurar a ansiedade pela festa do dia 10, que promete ser muito emocionante”, comentou o Secretário da Pasta, Lenine Lemos.

Adote uma criança e realize um sonho

Em sua terceira edição na E. M. Diva Teixeira, a iniciativa ‘Papai Noel dos Correios’ completa 30 anos em 2019 e já se consolidou como uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil. Com o objetivo de atender pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social, o projeto está promovendo a arrecadação de presentes na agência do município (localizada na Av. Dr. Pedro Jorge, 155, Centro), que disponibiliza as cartas para escolha dos padrinhos das 9h às 17h.

Os voluntários terão até 30 de novembro para entregar seus presentes no local e a festa de entrega aos alunos está marcada para 10 de dezembro, às 9h, no Teatro Metodista (R. Ver. Marinho Hemetério Oliveira, 1180, Belmonte).