Notícias


Destaque no jiu-jitsu, queimadense Júlia Alves colecionou vitórias em 2019

A jovem já busca recursos para disputar bi-campeonato mundial da modalidade no ano que vem

12/11/2019 23:38

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

Sinônimo de persistência, Júlia Alves é a face da superação e do sucesso esportivo em Queimados. Com apenas 18 anos, a atleta de Jiu-Jitsu tem uma trajetória marcada por grandes vitórias sobre adversários, mas, principalmente, sobre seus próprios medos como desportista. Faixa roxa e disputando competições pela categoria peso pena, a moça já conquistou o título de campeã mundial no World Pro dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi – evento que reúne grandes nomes do Jiu Jitsu - e o Grand Slan do Rio de Janeiro este ano.  Só em 2019, a jovem participou de 13 campeonatos, dos quais venceu 12. Além disso, Júlia já carrega em sua bagagem mais de 70 medalhas alcançadas em diversas competições nacionais e internacionais.
Cercada por muito amor e pela constante ajuda de sua família, a jovem atleta nunca pensou que conquistaria grandes títulos em campeonatos. Após um início despretensioso no esporte, Júlia colhe diversos frutos na modalidade. Pra se ter uma ideia, no último dia 3 de novembro a jovem alcançou o lugar mais alto do pódio no Abu Dhabi Grand Slam Rio de Janeiro. Foi o terceiro título da queimadense na competição. No início do ano, a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Juvenil, disputado na Califórnia, foi o principal na sua ainda curta carreira. A medalha de prata no Pan-americano de Jiu-Jitsu, disputado em Irvine, nos Estados Unidos, também vale destaque. A única frustração foi a perda do Campeonato Mundial, realizado pela IBJJF (Federação Internacional Brasileira de Jiu0Jitsu), também nos EUA. 
Moradora do bairro Santiago, a jovem iniciou sua trajetória no Jiu-Jitsu com 13 anos. Júlia começou a praticar a modalidade em um projeto social em Queimados e, a partir daí, tomou gosto pelo tatame e, principalmente, pelas vitórias. “Sempre fui uma pessoa muito tímida e dentro dessa modalidade aprendi a ser mais ativa e comunicativa com as pessoas e sempre buscar meu potencial. Com as competições conheci gente de bem e profissionais competentes que me ajudam a prosseguir. Minha vida mudou após entrar no esporte. Sou mais disciplinada e consciente das coisas que faço. A sensação de vitória é insuperável e me motiva a me dedicar ainda mais”, conta a atleta.
Todo atleta tem aquele fã numero um. Segundo a jovem, sua mãe Maria Aparecida (39) é sua grande inspiração. “Sempre quando volto das competições, ela me surpreende com festejos. Ela é minha razão para prosseguir buscando meus objetivos, pois sei que através do esporte eu posso mudar a realidade da minha família. Quero muito ajudá-los. Quando vou às competições eu penso que isso precisa dar certo só para mim, mas, por eles também”, diz a jovem.
Outro incentivador de sua carreira é o Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Queimados, Júlio Coimbra. Para o gestor, é importante incentivar nos jovens a prática esportiva. “Admiro muito o potencial dessa menina que é uma atleta promissora. Por isso, o poder público vem investindo em crianças e jovens que possuem grandes potenciais no mundo do esporte e isso é um dever meu tanto como pessoa que acredita na transformação social, como gestor dessa pasta”, comentou.
BAGAGEM  PRONTA
Júlia atualmente trabalha na Vila Olímpica de Queimados e, com seu salário, ajuda nas despesas de casa e nos custos com a carreira. Pronta para qualquer combate, o passaporte da menina já tem um destino certo em 2020: A atleta queimadense vai disputar mais uma vez o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Adulto e Pan-americano de Jiu-Jitsu, ambos realizados nos Estados Unidos. Para conquistar  este objetivo, a jovem está realizando dois sorteios, o primeiro é de um Kimono; já o segundo é uma personalização do Kimono da Europatches. “Esse dinheiro vai me ajudar a custear a minha estadia durante as competições. Mesmo assim, continuo treinando e nada vai me fazer desistir de conquistar o primeiro lugar no Pan-americano de Jiu-Jitsu”, frisou. 

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Campanha foi antecipada na cidade. Meta é vacinar 43 mil pessoas do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde

Aulas, atendimentos nos postos de saúde e nas secretarias estão suspensos

Ao todo, 17 ruas da região serão pavimentadas, após implantação de galerias pluviais e trabalho de drenagem. Serviço também inclui colocação meio-fio e sinalização

Encontros aconteceram nesta segunda-feira (18) após assassinato da moradora da cidade

Escola Municipal Profª Scintilla Exel, que atende aproximadamente 1,5 mil alunos, passará por melhorias em todos os espaços

Alunos da Escola Municipal Allan Kardec e do Ambiente Jovem realizaram os primeiros plantios. A iniciativa teve início nas ruas do Centro

Secretaria de Estado da Mulher desenvolverá programas e cursos de capacitação para as mulheres do município

Unidade passará por uma grande transformação que beneficiará mais de 500 alunos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais