Notícias


Reconhecimento: Professora da rede municipal de Queimados receberá Prêmio Paulo Freire

Projeto da docente desenvolvido com alunos de escola pública combateu às fake news sobre a vacinação contra o sarampo

12/11/2019 17:06

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O retorno de casos de sarampo no Brasil e a proliferação veloz de noticias falsas sobre a vacinação contra a doença chamaram a atenção da Professora de Biologia Mytse Andréa, que leciona na E.M. Professora Scintilla Exel, em Queimados. Para dar fim às “fake news” que ganharam as redes sociais, a profissional desenvolveu, com os alunos do 7º ano da unidade escolar, o projeto “É vacinal influencer que se fala, né?”. A ação deu tão certo que a educadora receberá, da Comissão de Educação da Alerj, o prêmio Paulo Freire na categoria experiência com alunos do Ensino Fundamental. A cerimônia de entrega acontece nesta quinta-feira (14), no Salão do Instituto de Filosofia, História e Ciência Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Largo São Francisco de Paula, nº 1 - Centro), a partir das 18h.

Ao começar a pesquisar sobre o tema, a professora percebeu que os boatos mentirosos, principalmente nas redes sociais, influenciava de certa forma a população e o índice de vacinação caiu consideravelmente em todo o país. Com o surto da doença, antes erradicada no Brasil, a turma entrou em um grande desafio que era disseminar a importância da vacinação. Os alunos foram às ruas dos bairros, às salas de aulas da escola e, principalmente, às redes sociais e o resultado foi positivo.

“O Brasil já tinha recebido um certificado da Organização Mundial da Saúde sobre a erradicação de algumas doenças, principalmente do sarampo. E sabendo o principal motivo, resolvi criar juntos aos alunos um movimento a favor da vacinação e, claro, o meio escolhido para trabalhar o assunto foi as redes sociais, que eles já estão inseridos. Por isso o nome do projeto”, conta a professora.

Após trabalhar o assunto com toda comunidade escolar, através de gincanas e oficinas participativas, a grande aposta do projeto foi criar um perfil nas redes sociais (@tovacinado.scintilla) para sensibilizar e influenciar a população durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, realizada em outubro deste ano.

Reconhecimento

Admiradora do trabalho desenvolvido pelo patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, a mestre em educação científica afirma que o prêmio é a certeza que está no caminho de uma educação libertadora. “O prêmio carrega o nome de um renomado educador brasileiro e recebê-lo é um privilégio indescritível. Estou me sentido realizada como docente e devo isso aos meus alunos que foram protagonistas de todo esse projeto”, frisou a educadora.

Além disso, a Secretaria de Educação realiza na cidade o concurso Professor Alberto Pirro. Neste ano, durante a festa em comemoração ao Dia do Professor,  a docente recebeu o primeiro lugar na categoria experiência com alunos do Ensino Fundamental, em reconhecimento ao trabalho realizado com os alunos através do projeto que uniu redes sociais e o ensino de Ciência.

Educadora há 22 anosMytse carrega no currículo o segundo lugar do prêmio de Educação Científica da Shell no Rio de Janeiro (2016) e o terceiro lugar no concurso Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular  - Bayardo Baptista Torres, na categoria - Práticas do Ensino (2017), ambos pelo projeto de Investigação Científica, que transformou a sala de aula em um laboratório de análise criminal - a partir da operação “Leite Compensado” da Policia Federal - para apurar a suspeita de que uma grande produtora de leite estaria adulterando seus produtos. 

 

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Campanha foi antecipada na cidade. Meta é vacinar 43 mil pessoas do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde

Aulas, atendimentos nos postos de saúde e nas secretarias estão suspensos

Ao todo, 17 ruas da região serão pavimentadas, após implantação de galerias pluviais e trabalho de drenagem. Serviço também inclui colocação meio-fio e sinalização

Encontros aconteceram nesta segunda-feira (18) após assassinato da moradora da cidade

Escola Municipal Profª Scintilla Exel, que atende aproximadamente 1,5 mil alunos, passará por melhorias em todos os espaços

Alunos da Escola Municipal Allan Kardec e do Ambiente Jovem realizaram os primeiros plantios. A iniciativa teve início nas ruas do Centro

Secretaria de Estado da Mulher desenvolverá programas e cursos de capacitação para as mulheres do município

Unidade passará por uma grande transformação que beneficiará mais de 500 alunos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais